ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Jogo Aberto

Ao cortar excessos, governo faz descobertas

Marta Ferreira | 05/12/2018 06:00

Serve pra quê?- A lupa que o governo tem usado para identificar “gorduras” no gasto com pessoal na administração estadual tem encontrado situações inusitadas. Órgãos abarrotados de “assessores de imprensa”, radialista que nunca dá expediente onde é contratado e jornalista que logo após ser nomeada foi curtir férias no Canadá estão entre eles.

Sem chances – A afirmação do deputado eleito Renan Contar (PSL) de que tem interesse em disputar o comando da Assembleia Legislativa provocou, obviamente, reações. Eduardo Rocha (MDB) disse que um deputado novato tem poucas chances de conseguir articular-se para ser eleito. Rocha já retirou seu nome do páreo por entender que o MDB segue em desvantagem na disputa. Para ele, a vitória está mais perto dos tucanos.

De boa – O atual presidente da Casa, Junior Mochi (MDB), comentou ontem que os projetos do governo serão bem aceitos pelos deputados e vão rapidamente à pauta. O senão é para a proposta de criação de uma previdência complementar. Tem receio da polêmica com a votação das mudanças na previdência dos servidores se repetir.

Por favor - Os deputados pediram ao governo que inclua o recurso que falta para pagamento das emendas individuais nas provisões do orçamento, para que seja garantido o pagamento dos valores deste ano, nem que seja em 2019. As emendas individuais são aquelas obrigatórias que cada deputado pode indicar para municípios, entidades, ou escolas e hospitais. Cada um tem direito a R$ 1,5 milhão.

Concorrência? – Sonho do empresariado sul-mato-grossense, a rota bioceânica passando pelo Estado rumo ao Chile ganhou uma alternativa no Paraná: reportagem da IstoÉ Dinheiro revela que o governador eleito do Estado vizinho, Ratinho Junior (PSD), disse que levou ao futuro presidente Jair Bolsonaro (PSL) projeto de inteligação rodoferroviária entre Paranaguá e Antofagasta.

Quem banca – Ratinho Júnior, conforme a reportagem, pretende que a Itaipu Binacional financie o projeto ligando os portos no Atlântico e no Pacífico. A empresa energética já aceitou financiar duas novas pontes rumo ao Paraguai, em Foz do Iguaçu (já licitada) e em Porto Murtinho –esta última integrante da rota que aproximaria produtos do Estado dos mercados asiáticos.

Ué – O secretário de Produção e Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, apareceu no Jornal Nacional admitindo que se nada for feito, o Estado corre o risco de ficar sem os atrativos de Bonito e região, diante das últimas imagens mostrando rios cheios de água suja. O detalhe é que ele mesmo comanda, há 4 anos, o órgão que, originalmente, deveria assegurar a fiscalização e proteger o meio ambiente.

Fica, Minc – Outro secretário, Athayde Nery, ligado ao PPS, assinou carta em que titulares da área da cultura defendem a manutenção do status de Ministério para a pasta que cuida da área. O governo Jair Bolsonaro quer extinguir a atual estrutura.

Empatia – No fim da sessão desta terça-feira, o presidente da Câmara Municipal, vereador João Rocha (PSDB), pediu aos vereadores uma oração ou envio de pensamento positivo para o colega, o parlamentar Francisco Gonçalves. Ele passou mal no domingo enquanto dirigia e está se recuperando em casa. Mesmo assim, o presidente quis enviar os sentimentos e foi acompanhado pelos colegas.

Emocionado – No mesmo clima, João Rocha lembrou que amanhã ocorre a sessão solene para os ‘melhores do esporte’, homenagem que leva o nome de ‘Professora Rose Rocha’. Conhecida no meio esportivo, Rosa faleceu este ano em consequência do tratamento de câncer e sempre que é lembrada publicamente, o marido se emociona. Ao mencionar seu nome, o presidente ficou com a fala embargada.

(Com Leonardo Rocha, Humberto Marques e Mayara Bueno)

Nos siga no Google Notícias