ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Jogo Aberto

Após 100 dias de Bernal, um órgão ainda sem chefe

Edivaldo Bitencourt | 09/12/2015 06:00

Sem líder – O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), completa mais de 100 dias no cargo sem indicar o líder na Câmara Municipal. Ele tem assumido diretamente a articulação com o legislativo, que é feita a cada nova projeto encaminhado pelo Poder Executivo.

Desafeto – O vereador Marcos Alex (PT), que já foi líder de Bernal antes da cassação, é o mais novo desafeto do progressista. Eles já trocaram farpas pela imprensa. O petista vem destacando os defeitos de Bernal. O prefeito também não vê mais as mesmas qualidades de outras épocas no ex-líder.

Base – Com Paulo Pedra (PDT) na Secretaria de Governo, o prefeito tem uma base reduzidíssima na Câmara Municipal. A defesa de Bernal tem sido feita pelos vereadores Derly Reis, o Cazuza (PP), e Luiza Ribeiro (PPS).

Só um – Bernal mantém o costume de não nomear todos os chefes de órgãos públicos. O Instituto Municipal de Tecnologia da Informação continua sem presidente. Apesar do órgão ter assumido as funções da Itel Informática, continua acéfalo.

Justificativa – A deputada estadual Mara Caseiro encontrou o motivo para anunciar a saída do PTdoB sem o risco de perder o mandato. Ela recorreu a entrevista do presidente regional do partido, Morivaldo Firmino, publicada pelo Campo Grande News na segunda-feira (7), para ver favorecimento ao adversário na disputa interna pela candidatura a prefeito de Campo Grande.

Confronto – Morivaldo só tinha dito que, com a saída de Mara, o partido passou a contar com apenas um nome para disputar a prefeitura: o deputado estadual Márcio Fernandes. A deputada estadual anunciou que vai disputar a sucessão de Bernal pelo PMB (Partido da Mulher Brasileira).

Boatos – Os boatos, de que novas prisões podem ocorrer na Operação Lama Asfáltica, mobilizaram os meios de comunicação nesta terça-feira. Apesar de ser feriado no Poder Judiciário ontem, jornalistas fizeram plantão na casa de importantes lideranças políticas, que poderiam ser presas pela Polícia Federal.

Tempo quente – Outro boato que agita os meios políticos é a possível delação premiada do senador Delcídio do Amaral, suspenso do PT. Preso há 15 dias, ele cogita o benefício em troca de informações, segundo a colunista Vera Magalhães, da revista Veja.

Sete – O Governo do Estado tem a aprovação de sete projetos antes do recesso parlamentar. O assessor jurídico da Casa Civil, Felipe Matos, conversou com os deputados para garantir a aprovação das propostas, como isenção do ITCD para moradores do Minha Casa, Minha Vida e mudança na escolta por agentes penitenciários.

Facilidade – O líder do Governo, Professor Rinaldo Modesto (PSDB), está tranquilo quanto a votação das propostas. Ele disse que não há projeto polêmico e todos devem ser aprovados por consenso.

(colaborou Leonardo Rocha)

Nos siga no Google Notícias