ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Jogo Aberto

Após tereré em disputa mundial, chipa no holofote

Anahi Zurutuza, Humberto Marques e Leonardo Rocha | 14/06/2019 06:00

Fama internacional – Dia desses, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) aceitou a candidatura do tereré para Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2020. Agora é a vez da chipa ganhar fama internacional.

Receita – A iguaria feita de polvilho e queijo foi parar em livro com receitas que a Unesco recolheu pelo mundo. Em post no Instagram, a organização explica que a chipa é um prato paraguaio, mas muito consumida na Argentina, Uruguai, sudeste da Bolívia e sudoeste do Brasil.

Extensivo – Dias depois de o Tribunal Regional Federal da 3ª Região confirmar que caberá ao Judiciário Estadual julgar denúncia contra o ex-governador André Puccinelli (MDB) e outros réus na Lama Asfáltica, no que se refere aos supostos benefícios ilícitos recebidos entre 2007 e 2015 do Grupo JBS, outras ações sobre o tema começaram a ser arquivadas na Corte Federal.

Desceram – A 5ª Turma do TRF-3 seguiu, em 31 de março, entendimento do desembargador federal Paulo Fontes e arquivou os pedidos de habeas corpus movidos pelo advogado André Puccinelli Junior, seu ex-sócio João Paulo Calves e do empresário Antônio Celso Cortez, todos implicados na Lama Asfáltica e que pediam arquivamento da denúncia que, agora, vai para o TJMS. As decisões foram publicadas na quarta-feira (12).

Aposentadoria - O deputado Zé Teixeira (DEM), que está no seu sétimo mandato seguido, revelou que pretende deixar a carreira política ao final desta legislatura, que termina em dezembro de 2022. Ele disse que a intenção depois é de se dedicar a família, deixando a política para trás. O democrata é o atual primeiro-secretário da Assembleia, tendo o segundo cargo mais importante da Casa de Leis.

Parabéns - Em sessão nesta semana, a do aniversário de Três Lagoas, o deputado Eduardo Rocha (MDB) enalteceu a importância da cidade para Mato Grosso do Sul, que segundo ele é a principal cidade industrial do Estado. "Se trata da locomotiva da industrialização do Estado, que ainda vai crescer devido a novos empreendimentos".

Mais cerveja – O parlamentar citou a possibilidade da cidade ter uma nova fábrica de cerveja no município. Segundo Rocha, o grupo Império já teria área locada e incentivos fiscais acertados.

Invejinha - O deputado Marçal Filho (PSDB) também fez elogios ao município do leste do Estado, reconhecendo que como douradense, até tem uma certa "invejinha" de Três Lagoas, que há muito tempo atrai empresas e empreendimentos industriais. "Tudo começou com a boa atuação política do ex-senador Ramez Tebet, que ajudou para que o município se tornasse uma cidade industrial".

Na Argentina – Saúde na fronteira será um dos temas debatidos no 44ª Reunião de Ministros e Ministras de Saúde do Mercosul e Estados Associados, em San Carlos de Bariloche, Río Negro, na Argentina, neste sexta-feira (14). O ministro sul-mato-grossense, Luiz Henrique Mandetta, representará o Brasil no encontro.

Na mesa do juiz – O futuro do agressor de Jair Bolsonaro, Adélio Bispo de Oliveira, preso no Presídio Federal de Campo Grande, está pronto para ser decidido pelo juiz Bruno Savino, da 3.ª Vara da Justiça Federal na Juiz de Fora (MG). A fase de instrução, que apura o atentado durante a campanha eleitoral de 2018, foi encerrada na segunda-feira (10). Adélio foi considerado inimputável por ter transtorno mental e não pode ser punido criminalmente.

Nos siga no Google Notícias