A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017


  • Jogo Aberto
  • Jogo Aberto

    jogoaberto@campograndenews.com.br


12/11/2011 08:00

Choque de opiniões

Jogo Aberto

Controvérsias

Na contramão do refrão ‘é proibido proibir’, segue o debate em torno do projeto que propõe barrar o consumo de bebidas em locais públicos. É claro que é uma medida inexeqüível porque remeteria a uma regulamentação difícil de se aplicar e fiscalizar. Audiência pública no dia 18 vai depurar a proposta. “Sou legalista”, avisou o presidente da Câmara de Campo Grande, Paulo Siufi, um dos pais da proposta.

Raiz

Atacar o problema em sua origem poderia ser um alternativa de debate aos vereadores. O alcoolismo interfere em todas as atividades, por estar associado a atos de violência e aos acidentes, desde trânsito até de trabalho. Quanto a proibir o consumo de bebida que é um componente cultural, do convívio social, muitas discussões vão se desencadear. Qual a política pública para enfrentar o alcoolismo como patologia?

Exemplo

A propósito da doença da dependência de drogas lícitas, o Ministério do Desenvolvimento Agrário tem programa de assistência técnica e extensão rural para reconversão de áreas de cultivo de fumo, com foco na qualidade de vida e na sustentabilidade econômica, social, ambiental e cultural entre as famílias agricultoras.

Convenção

Acontece hoje, salvo medida liminar, a convenção municipal e eleição do novo diretório do PDT de Campo Grande. O vereador Paulo Pedra espera manter o controle da legenda.

Expansão

O PSD segue em ritmo frenético estruturando suas bases no interior. Hoje o dirigente estadual, Antonio João Hugo Rodrigues, comanda ato de filiações em Dourados no salão de convenções do Alphonsus Hotel. O advogado Afeife Hajj dirige o partido na cidade e anunciou que a meta é eleger uma bancada representativa na Câmara de Vereadores. Quanto ao cargo majoritário, o quadro ainda está indefinido.

Só eu?

O deputado Alcides Bernal (PP) estranhou ter sido o único citado em nota sobre baixa freqüência no plenário da Assembleia Legislativa. “E os outros?” - questionou. O deputado tem razão, há outros faltosos, que trocam o horário das votações pelos despachos nos gabinetes, como Diogo Tita (PPS), Márcio Monteiro (PSDB), Londres Machado (PR)...

Aprovado

Em tempo, a direção nacional do PP avalizou a pré-candidatura de Alcides Bernal à Prefeitura de Campo Grande. Bernal se reuniu com o secretário-geral nacional do PP, Aldo da Rosa, em Brasília, na quarta-feira. O pré-candidato, que é presidente do PP no Estado, apresentou números que deixaram a cúpula do PP entusiasmada.

O partido tem 5 mil filiados e plano de reestruturação nos 78 municípios. O principal desafio, segundo Bernal, é livrar o PP do estigma de legenda de aluguel.

A placa

Moradores insistem na reclamação sobre uma placa indicativa na MS-156, onde há erro na grafia do nome do distrito de Itahum. Na placa foi grafado “Itaum“.

Denúncia

MPE (Ministério Público Estadual) apura denúncia de que a Prefeitura de Paranaíba contratou serviço de “georeferenciamento” a uma pessoa que não tem conhecimento do fato e nem formação técnica para realizar o trabalho, pelo qual foram pagos R$ 6.490,00.

Idealismo

O senador Antonio Russo (PR) quer a bancada federal encabeçando debates “mais focados sobre os rumos da economia de Mato Grosso do Sul, baseado no tripé: renegociação da redução dos juros da dívida para com a União, repactuação do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e repasses em bases justas dos royalties do pré-sal“.

Para o senador, vencidos esses três desafios, com receita extra de meio bilhão de reais, MS muda radicalmente o perfil socioeconômico,

Após "perder" cargo, deputado muda o tom
Mudou – Antes cotado para assumir uma secretaria do governo do Estado, o deputado Coronel David (PSC) está agindo ultimamente como oposição ao Govern...
Reinaldo apoia crescimento dos evangélicos
Decisão divina - Palestrante principal do Fórum Evangélico realizado nesta segunda-feira em Campo Grande, a cantora e pastora Damares Alves disse que...
2018 será ano mais curto para o Legislativo
Três meses – Carnaval, Semana Santa, campanhas eleitorais, Copa... Tudo isso encurta 2018 para os trabalhos legislativos. A observação é de Fábio Tra...
Máfia do Cigarro passa quase livre nas estradas
Esquema antigo - A atuação da Máfia do Cigarro em Mato Grosso do Sul vem de décadas e, de tempos em tempos, surge uma nova denúncia envolvendo polici...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions