ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Jogo Aberto

Choque de opiniões

Jogo Aberto | 12/11/2011 08:00

Controvérsias

Na contramão do refrão ‘é proibido proibir’, segue o debate em torno do projeto que propõe barrar o consumo de bebidas em locais públicos. É claro que é uma medida inexeqüível porque remeteria a uma regulamentação difícil de se aplicar e fiscalizar. Audiência pública no dia 18 vai depurar a proposta. “Sou legalista”, avisou o presidente da Câmara de Campo Grande, Paulo Siufi, um dos pais da proposta.

Raiz

Atacar o problema em sua origem poderia ser um alternativa de debate aos vereadores. O alcoolismo interfere em todas as atividades, por estar associado a atos de violência e aos acidentes, desde trânsito até de trabalho. Quanto a proibir o consumo de bebida que é um componente cultural, do convívio social, muitas discussões vão se desencadear. Qual a política pública para enfrentar o alcoolismo como patologia?

Exemplo

A propósito da doença da dependência de drogas lícitas, o Ministério do Desenvolvimento Agrário tem programa de assistência técnica e extensão rural para reconversão de áreas de cultivo de fumo, com foco na qualidade de vida e na sustentabilidade econômica, social, ambiental e cultural entre as famílias agricultoras.

Convenção

Acontece hoje, salvo medida liminar, a convenção municipal e eleição do novo diretório do PDT de Campo Grande. O vereador Paulo Pedra espera manter o controle da legenda.

Expansão

O PSD segue em ritmo frenético estruturando suas bases no interior. Hoje o dirigente estadual, Antonio João Hugo Rodrigues, comanda ato de filiações em Dourados no salão de convenções do Alphonsus Hotel. O advogado Afeife Hajj dirige o partido na cidade e anunciou que a meta é eleger uma bancada representativa na Câmara de Vereadores. Quanto ao cargo majoritário, o quadro ainda está indefinido.

Só eu?

O deputado Alcides Bernal (PP) estranhou ter sido o único citado em nota sobre baixa freqüência no plenário da Assembleia Legislativa. “E os outros?” - questionou. O deputado tem razão, há outros faltosos, que trocam o horário das votações pelos despachos nos gabinetes, como Diogo Tita (PPS), Márcio Monteiro (PSDB), Londres Machado (PR)...

Aprovado

Em tempo, a direção nacional do PP avalizou a pré-candidatura de Alcides Bernal à Prefeitura de Campo Grande. Bernal se reuniu com o secretário-geral nacional do PP, Aldo da Rosa, em Brasília, na quarta-feira. O pré-candidato, que é presidente do PP no Estado, apresentou números que deixaram a cúpula do PP entusiasmada.

O partido tem 5 mil filiados e plano de reestruturação nos 78 municípios. O principal desafio, segundo Bernal, é livrar o PP do estigma de legenda de aluguel.

A placa

Moradores insistem na reclamação sobre uma placa indicativa na MS-156, onde há erro na grafia do nome do distrito de Itahum. Na placa foi grafado “Itaum“.

Denúncia

MPE (Ministério Público Estadual) apura denúncia de que a Prefeitura de Paranaíba contratou serviço de “georeferenciamento” a uma pessoa que não tem conhecimento do fato e nem formação técnica para realizar o trabalho, pelo qual foram pagos R$ 6.490,00.

Idealismo

O senador Antonio Russo (PR) quer a bancada federal encabeçando debates “mais focados sobre os rumos da economia de Mato Grosso do Sul, baseado no tripé: renegociação da redução dos juros da dívida para com a União, repactuação do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e repasses em bases justas dos royalties do pré-sal“.

Para o senador, vencidos esses três desafios, com receita extra de meio bilhão de reais, MS muda radicalmente o perfil socioeconômico,

Nos siga no Google Notícias