ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Jogo Aberto

Contra restrições, empresário se beneficia da pandemia em ação

Marta Ferreira | 27/03/2021 07:00
Rafael Tavares, sem máscara, durante protesto na prefeitura da prefeitura de Campo Grande. (Foto: Reprodução de vídeo)
Rafael Tavares, sem máscara, durante protesto na prefeitura da prefeitura de Campo Grande. (Foto: Reprodução de vídeo)

Proteção pra quê? - Vídeo que circula na internet desde essa quinta-feira (25) mostra o ex-candidato a vereador em Campo Grande Rafael Brandão Scaquetti Tavares, 35 anos, em meio a grupo que cercou o prefeito Marquinhos Trad (PSD) durante protesto contra medidas restritivas para frear a covid-19. Rafael está sem máscara e questiona valores pagos ao funcionalismo publico bem próximo de Marquinhos, em tom agressivo.

Famosinho – Não é a primeira vez que ele se mete em polêmica. Inclusive, é alvo de processo por crime de ódio, em razão de postagem feita nas redes sociais durante a campanha eleitoral de 2018. Ele publicou mensagem de outra pessoa afirmando que, com o presidente Bolsonaro eleito, caçaria “gays, negros, japoneses e índios”.

Graças à pandemia – A ação, que pode resultar em condenação entre dois e cinco anos de reclusão e multa, só está parada por causa da crise sanitária. No último andamento, o juiz responsável, Roberto Ferreira Filho, da 1ª Vara Criminal, cita que como não é uma causa urgente, as audiências ficariam indefinidas. Como a situação só piorou, não há previsão de retomada.

Justificativa – Em sua defesa, Tavares afirma que sua publicação usou de ironia. Alega, ainda, ter sido descontextualizada. Em suas redes sociais, ele se apresenta como candidato que teve 3 mil votos nas eleições passadas, deixando claro o tom político.

Medidas desesperadas 1 – A reunião do comitê do Judiciário de MS sobre a pandemia realizada na tarde de ontem teve inúmeros testemunhos da gravidade da situação na rede hospitalar em Mato Grosso do Sul. O que ficou claro é que, em tempos de tentar salvar vidas, as direções dos hospitais de Campo Grande estão praticando a solidariedade, emprestando entre si medicamentos importantes para pacientes graves.

Medidas desesperadas 2 - O superintendente do Hospital Universitário, Cláudio César da Silva, contou em sua fala que o medicamento Midazolan, um potente sedativo,  é um dos que não estão tendo reposição. De acordo com ele, a unidade hospitalar conseguiu por empréstimo junto ao HU do Maranhão, mas existe outro problema, o transporte.  Está sendo buscada uma solução para trazer o medicamento.

 Raio-x- O deputado federal Luiz Ovando apresentou projeto que cria um grupo de trabalho na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados para traçar diagnóstico sobre a atuação do clínico geral nas unidades do SUS (Sistema Único de Saúde).

Gargalo- O objetivo é saber por que esses especialistas têm solucionado cada vez menos casos no atendimento primário. Os clínicos, segundo Luiz Ovando, têm que resolver pelo menos 80% dos atendimentos e encaminhar apenas 20% deles. “Mas tem ocorrido o contrário”, afirma.

Sozinha- Dos três senadores de Mato Grosso do Sul, a única a assinar o requerimento para criação da CPI da Covid-19 foi Simone  Tebet (MDB). A investigação para apurar falhas do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) no combate à pandemia teve 30 assinaturas, mas a instalação depende do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (DEM).

Posicionamento - Os senadores Nelsinho Trad (PSD) e Soraya Thronicke (PSL) são contra a abertura do procedimento. Em razão da proximidade de ambos com o governo, inclusive, vão receber pedido de socorro para Mato Grosso do Sul no combate ao aumento dos casos de covid nos últimos dias.

Nos siga no Google Notícias