A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 19 de Agosto de 2018


  • Jogo Aberto
  • Jogo Aberto

    jogoaberto@campograndenews.com.br


18/08/2017 06:00

Cota feminina 'colocaria' mais 9 deputadas na Assembleia

Marta Ferreira

Reserva de espaço - A deputada Mara Caseiro (PSDB) é uma das principais defensoras de cotas de cadeiras para as mulheres no parlamento. Ela entende que o justo seria a divisão de 50% para cada gênero, já que hoje o Brasil tem 51% do eleitorado feminino, mas tem uma representação no legislativo, menor do que muitos países da África.

Quantas seriam? Se essa cota fosse aplicada, na Assembleia Legislativa, o número de deputadas teria de ser ampliado em 9 em relação ao atual. Hoje, são três: Mara Caseiro (PSDB), Grazielle Machado (PR) e Antonieta Amorim (PMDB)

Obra-problema – Para o secretário de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul, Marcelo Miglioli, o grande desafio de sua gestão na administração estadual é concluir o tão questionado Aquário do Pantanal, na Avenida Afonso Pena. A obra herdada do governo Puccinelli já seis anos e muitas polêmicas.


Ufa – O secretário até brincou dizendo que, quando o empreendimento estiver pronto e entregue, poderá ir embora para casa, com a obrigação maior cumprida. O término, conforme disse, é questão de honra.


Apoio – Reinaldo Azambuja e Marquinhos Trad tiveram ontem o segundo dia seguido de agendas conjuntas com troca de gentilezas. Ao lançar obra no Indubrasil, para asfaltamento, Reinaldo Azambuja (PSDB) vou a citar a “harmonia e parceria” com o chefe do Executivo municipal, Marquinhos Trad (PSD), para execução de obras e demais empreendimentos na Capital.

Voo solo - O deputado Paulo Siufi (PMDB) está confiante em uma candidatura própria do partido em 2018, para sucessão estadual. Uma das preocupações dele é que a legenda tenha um "puxador de votos" para eleger mais deputados.

Não quer repetir – Siufi fez contas para defender a posição. Citou que em Campo Grande, o partido já chegou a ter 8 vereadores, mas na eleição passada, quando não teve representante na disputa do Paço Municipal, elegeu apenas 2 representantes.

Controle - Até o fim do ano, servidores da Prefeitura de Campo Grande vão ter de registrar a frequência no trabalho no ponto eletrônico. É quando o prefeito Marquinhos Trad (PSD) prevê que as máquinas já estejam instaladas, como determina a Justiça. No dia 24 de agosto, será realizada uma audiência entre o município e o Poder Judiciário justamente para a prefeitura informar como cumprirá a decisão.

Aposentadoria garantida – Antes que o projeto da reforma da Previdência proposta pelo governo de Michel Temer (PMDB) seja votado, o deputado federal Geraldo Resende (PSDB) garantiu a aposentadoria. Segundo o parlamentar, antes de entrar para a vida política, ele trabalhou por 20 anos como médico em postos de saúde de Dourados e mesmo depois de eleito, optou por continuar contribuindo para a Previdência estadual. “Estou político, mas sou médico, é a minha profissão”, disse, ressaltando que têm 35 anos de contribuição.

Reforma não sai – O deputado afirma que não é contra a reforma previdenciária, mas afirma que o projeto precisa de modificações. “A proposta como está não tem meu voto. Mas, acredito que não vai ser votado neste governo, mas no primeiro ano do novo governo. Não há clima para votar essa reforma”. O critério de idade é um dos pontos que precisa ser melhor avaliado, segundo o parlamentar

(Com Leonardo Rocha, Mayara Bueno, Anahi Zurutuza)

Rotatória da Coca-Cola e a falta de educação
Boca-suja– O diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), Janine de Lima Bruno, contou nesta semana que mudanças na confluência ent...
MDB teve divisões sobre Mochi candidato
Opinião – O deputado Eduardo Rocha (MDB) admite que a escolha de Junior Mochi para candidato na legenda não teve consenso desde o início, após a desi...
Senador critica "descaso" com Paraguai
Vizinho desprestigiado – O ministro Carlos Marun, da Secretaria de Governo, e o senador Pedro Chaves (PRB/MS) foram os dois únicos representantes de ...
Campanha tucana atrai 75% dos prefeitos
Apoio – Enquanto o MDB, antigo aliado histórico do PSDB, patinou para fechar sua candidatura do governo do Estado, os tucanos contabilizam adesões. N...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions