ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  19    CAMPO GRANDE 16º

Jogo Aberto

Deputado cobra “reparação histórica” para Pantanal de MS

Por Gabriela Couto, Caroline Maldonado, Fernanda Palheta e Anahi Zurutuza | 19/04/2024 06:00
Deputado estadual Roberto Hashioka ao entregar projeto pronto para ministra levar à Brasília (Foto: Assessoria/Divulgação)
Deputado estadual Roberto Hashioka ao entregar projeto pronto para ministra levar à Brasília (Foto: Assessoria/Divulgação)

Pantanal sul-mato-grossense - O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) entregou pessoalmente à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o pedido de PEC (Proposta de Emenda Constitucional) para inclusão do Pantanal sul-mato-grossense na Constituição. Hashioka explicou que o texto atual da Carta Magna se refere somente ao Pantanal de Mato Grosso como sendo patrimônio nacional, excluindo Mato Grosso do Sul.

Reparação histórica – O parlamentar explicou ainda que dois terços do bioma pantaneiro se encontram no nosso Estado, e disse que “a concretização desse pedido significaria muito para a nossa população e para as gerações futuras”. “Uma reparação histórica para o nosso Estado, além de garantir a preservação daquele ecossistema, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais”, ressaltou.

‘Véio’ do Rio - Figura permanente no portão do Bioparquue Pantanal, o ‘Véio do Rio’ sul-mato-grossense aproveitou a presença da ministra Marina Silva para tietar. Ele ganhou um abraço e o carinho da chefe de Estado que foi atenciosa com todos.

Moção de Aplauso – Com 16 votos favoráveis e quatro contrários, os deputados estaduais aprovaram na sessão ordinária desta quinta-feira (18), Moção de Aplauso para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pelo anúncio da construção de 2 mil casas populares em Mato Grosso do Sul. A honraria foi apresentada pelo deputado estadual José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT.

Eleição acabou – Durante a votação, o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro do PP, partido aliado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), defendeu a aprovação e uma postura republicana e democrática. “A eleição acabou. Lula não é o presidente da esquerda ou da direita. Ele é o presidente de todos os brasileiros”, disse Gerson. “A polarização política não pode servir de pretexto para torcermos contra o Brasil”, completou.

Novas regras - Os deputados Paulo Duarte (PSB) e Pedro Pedrossian Neto (PSD) foram eleitos o presidente e vice-presidente, respectivamente, da Comissão Especial de Reforma do Regimento Interno da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). Os nomes foram definidos em reunião no dia 10 de abril e publicados no Diário Oficial da Alems desta quinta-feira (18).

Moderninho – Falando em Duarte... As roupas escolhidas pelo deputado para o trabalho têm chamado a atenção. Nesta semana, ele apareceu em uma das sessões com “look” monocromático. O terno e tênis em tons de bege claro foram classificados como “fashion” por quem testemunhou.

Continua – Até a Câmara Municipal entrou na rota de manifestações dos servidores aposentados do Estado, que pedem o fim do desconto de 17% sobre a aposentadoria. Na quinta-feira (18), eles estiveram com cartazes e deixaram até bilhetes informando a população sobre a sua situação.

Insatisfação – O desconto ocorre desde 2021 e o governo do Estado já concedeu abono para resolver a questão, mas os aposentados continuam descontentes. Não é a primeira vez que vão à Câmara, embora o Legislativo municipal nada possa interferir no assunto. Há algumas semanas, eles participaram de audiência pública direitos dos servidores municipais.

Canal premiado – Nesta sexta-feira (19), as advogadas Carolina Centeno e Priscila Arraes Reino, do Arraes e Centeno Advocacia, recebem em São Paulo o prêmio “Melhores Escritórios Digitais do Brasil”, na categoria YouTube. Pelo canal, as advogadas tiram dúvidas e dão dicas nas áreas previdenciária e trabalhista. O reconhecimento nacional ao trabalho da dupla pela internet é uma iniciativa da ADVBOX.

Nos siga no Google Notícias