ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Jogo Aberto

Deputado reclama de indiferença dos colegas

Marta Ferreira | 28/06/2017 06:00

Queixa - O deputado Paulo Siufi (PMDB) voltou a reclamar dos integrantes da CCJR porque rejeitaram um novo projeto dele na comissão. O peemedebista alega que sempre passa a matéria para consultoria jurídica da Assembleia, antes de apresentá-la. O primeiro embate do parlamentar na Assembleia foi justamente por causa desta situação, com o deputado Beto Pereira (PSDB).

Aviso - Beto Pereira, inclusive, alertou quando foi eleito presidente da CCJR, que a comissão teria postura mais rígida e exigente em relação aos projetos, pois segundo ele, muitas matérias eram aprovadas na Assembleia e depois voltaram com um veto do governo, por apresentar vícios de inconstitucionalidade. A sua promessa está sendo cumprida na prática.

Sem refri - O deputado Márcio Fernandes (PMDB) diz que aguarda uma resposta do Governo Estadual, sobre um eventual acordo em relação ao seu projeto, que proíbe a venda de refrigerantes em escolas públicas e privadas, para o ensino fundamental. Ele ponderou que a expectativa é sobre uma "liberação" da base aliada, para derrubar o veto do governador sobre o tema.

Rejeitaram – No primeiro embate entre vereadores e a prefeitura para instituir um Projeto de Lei que foi vetado pelo Executivo, quem ganhou foi o Legislativo. Na sessão dessa terça-feira (27), a maioria dos parlamentares votou por rejeitar o veto do prefeito Marquinhos Trad (PSD) sobre a criação da Semana de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural de Campo Grande.

Apelo – A principal justificativa do chefe do Executivo é de que a proposta vai onerar os cofres do município. O líder do prefeito na Câmara, Chiquinho Telles (PSD), chegou a dizer que o secretário de Finanças, Pedro Pedrossian Neto, tem feito “milagre” para sustentar a folha dos servidores. Entretanto, não comoveu os colegas.

Parentes – Na hora de dar seu voto, Valdir Gomes (PP) apontou uma situação inusitada, já que o autor do projeto Otávio Trad (PTB) é sobrinho de Marquinhos. “Lembro uma coisa, ele é parente do prefeito, como que veta? Se veta o dele, o nosso não vai passar mais nenhum”, disse o pepista antes de rejeitar o veto, o que gerou risos no plenário.

Sem essa –
Posteriormente, Otávio fez questão de destacar que só tem feito sua função de vereador, enquanto o tio faz a dele de prefeito, e que “será sempre assim”. O presidente da Casa de Leis, João Rocha (PSDB), também celebrou a “quebra de paradigma”, em que não há favorecimento pelo parentesco.


Luto - O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) não foi à sessão solene em comemoração aos 100 anos do ex-governador Wilson Barbosa Martins na noite desta segunda-feira (26) na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). Por carta, ele justificou que teve de ir ao velório Wilson Fraga Fontoura, 41, e seu filho Luiz Fernando Ferreira Fontoura, de apenas 12 anos, que morreram em acidente MS-436 na noite de domingo (25).

Memória - Além de fazer o papel de senadora durante homenagem a Wilson Barbosa Martins, Simone Tebet (PMDB) fez questão de lembrar da convivência familiar que teve com o ex-governador, filhas e netos. “Eu convivi com a família muito de perto, fui colega de infância da Fabiana [neta]. Meu pai foi escolhido para ser o vice do Dr. Wilson, quando eu tinha 11 anos. Minha memória é longínqua e para a gente ele é uma figura de exemplo. Uma pessoa que abria o caminho e nós seguíamos sabendo que o caminho era certo”.

Pedido familiar - Em Brasília (DF), o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM) declarou apoio aos médicos grevista em Campo Grande. Ele postou a mensagem no Facebook com a hashtag #DignidadeMédica e ainda frisou que fez "um apelo ao prefeito Marquinhos Trad [seu primo] para que estabeleça uma mesa de negociação". Mandetta foi secretário de Saúde durante a gestão de outro primo, Nelsinho Trad (PTB), irmão de Marquinhos.

(Colaboraram Anahi Zurutuza, Richelieu de Carlo, Leonardo Rocha, Luana Rodrigues e Nyelder Rodrigues)

Nos siga no Google Notícias