ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Jogo Aberto

Domingo de aprovação de vacina tem "tabelinha" Mandetta/Doria

Marta Ferreira e Aletheya Alves | 18/01/2021 06:00
Tuíte de Mandetta, que antecedeu citação por Dória em coletiva. (Foto: Reprodução do Twitter)
Tuíte de Mandetta, que antecedeu citação por Dória em coletiva. (Foto: Reprodução do Twitter)

Aliados – O domingo que marcou a aplicação da primeira dose de vacina contra a covid-19 no Brasil foi também data notadamente política. Durante todo o dia, pairou no ar a tensão entre o governo Bolsonaro e a administração de São Paulo, de João Dória (PSDB). A “cereja” desse bolo foi o encerramento da coletiva do governador paulista com uma mensagem do ex-ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM/MS), em total troca de gentileza.

Elogio – Mandetta, ex-aliado de Bolsonaro e agora desafeto, deu parabéns ao tucano Dória, previu redução de casos graves da doença dentro de dois meses e alertou para a necessidade de estimular a imunização em massa. Ao final, falou em vitória do “bem”. No texto do ex-ministro,  “os dias de trevas estão contados”.

2022 – Para quem acompanha os passos recentes dos dois políticos, o episódio fortalece a indicação de que vão tentar composição para a disputa a eleição daqui dois anos. A interlocutores em Campo Grande, Mandetta já avisou ter planos ambiciosos, que vão do governo do Estado à presidência.

Palavras fortes – Antes de ser citado por Dória, o ex-deputado federal por Mato Grosso do Sul já havia usado o Twitter para comemorar a aprovação das vacinas. “A vida tem pressa. Parabéns São Paulo. Xô trevas. Xô negacionismo. Xô charlatões. A luz da CIENCIA chegando via Butantan e Fiocruz”, publicou.

Reação – Como é de praxe, a plateia da rede social ferveu com as declarações. O tuíte recebeu mais de 35 mil curtidas até o início da noite. O número de comentários estava perto de 700. Muitos deles atacando o político, outros em tom de apoio.

Agradecimento – O nome do ex-titular do Ministério da Saúde, que deu início às ações quando a pandemia começou, também foi lembrado na reunião da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na qual as vacinas CoronaVac e Aztrazeneca tiveram uso emergencial aprovado. O diretor Alex Campos elogiou o médico, por quem foi indicado ao órgão.

Manifestação – Em plena campanha para presidir o Senado, Simonet Tebet (MDB/MS) também foi rápida em celebrar a chegada da vacinação contra a doença que provocou crise no mundo todo desde o ano passado. “Finalmente começou no Brasil! A ciência venceu!”, avaliou.

Cobrança – Para a senadora, o imunizante é o caminho mais seguro para impedir a repetição das cenas de horror como as registradas na última semana em Manaus (AM), onde pessoas morreram por falta de oxigênio. “Esperamos agora um plano nacional de vacinação para todo o país”, citou.

Não dói – Essa foi a resposta da primeira mulher imunizada contra a covid-19 em solo brasileiro, a enfermeira Mônica Calazans. Escolhida para dar início à campanha do governo paulista, ela disse que nenhuma dor sobrou após receber a dose.

Super sincera – Mulher que foi flagrada furtando quase seis quilos de carne neste domingo (17) foi bem objetiva quando perguntada por policiais: disse que iria fazer churrasco. O caso ocorreu em supermercado de Três Lagoas e o segurança do local percebeu o furto, acionando a Polícia Militar.

Na grade – A sinceridade poderá ajudar na hora do andamento do processo judicial, já que a lei prevê a confissão como atenuante. Na hora, não resolveu muito.  Por estar agressiva, a “ladra de carne”, foi encaminhada à Delegacia de Pronto Atendimento da cidade algemada.

Nos siga no Google Notícias