ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Jogo Aberto

Domínio tucano na Assembleia Legislativa pode aumentar

Waldemar Gonçalves | 07/12/2016 06:00

Domínio tucano – A bancada do PSDB pode aumentar na Assembleia Legislativa. Ela já conta com oito deputados e pode ter mais um integrante. Cogita-se que Zé Teixeira (DEM) voe para o ninho tucano.

Previdência para depois – O deputado estadual Amarildo Cruz (PT) pondera que não existe hoje, no Congresso Nacional, condições para votar uma reforma da Previdência, devido à instabilidade política. "Temos um confronto entre Legislativo e Judiciário, por isso não é o momento".

Definições na Assembleia – Partidos ainda buscam espaços para compor a mesa diretora da Assembleia. Segundo o líder do Governo, Rinaldo Modesto (PSDB), as discussões sobre os cargos serão discutidos até o último momento.

Reeleição – Uma coisa é certa: Junior Mochi (PMDB) e Zé Teixeira (DEM) continuam na presidência e primeira-secretaria, respectivamente. Inclusive com apoio do governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), como antecipou esta coluna no dia 29 de novembro.

Só ano que vem – O prefeito de Dourados, Murilo Zauith (PSB), não deve exonerar os servidores contratados até o dia 31 de dezembro. Vai deixar o ônus à sucessora, Délia Razuk (PR). Em 2011, quando entregou a prefeitura a Murilo após quatro meses de interinidade, Délia também não demitiu os comissionados. Coube a Murilo expurgar os aliados da então presidente da Câmara.

Sem pressa – Com apenas mais cinco sessões para encerrar o ano legislativo na Câmara de Campo Grande, o presidente, vereador João Rocha (PSDB), diz que não há “aceleração” para fazer a limpeza da pauta, que seguirá normalmente, sem sessões extraordinárias.

Encerramento – O fim dos trabalhos será em 22 de dezembro, quando deve ser votada, em segundo turno, a Lei Orçamentária Anual de 2017. O ano só acaba para os vereadores com a aprovação da LOA. 

Sem data – Ainda está na procuradoria da Câmara Municipal o projeto da Prefeitura que isenta as empresas do transporte público do ISS (Imposto Sobre Serviços). Sem data prevista, a votação ocorrerá em regime de urgência, de acordo com a presidência da casa.

Aborto na Câmara – O Comitê em Defesa da Vida foi à Câmara da Capital ontem rechaçar decisão recente do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre descriminalização do aborto. O movimento considera a sentença ilegal, alegando que a Constituição garante a inviolabilidade do direito à vida.

Polêmica – Diante do tema espinhoso, parlamentares foram tímidos na hora de repercutir o que foi dito na tribuna. A maioria se restringiu, em poucos minutos, a comentar a decisão do STF, evitando críticas ou opiniões. 

(com Leonardo Rocha e Richelieu de Carlo)

Nos siga no Google Notícias