Em áudio, prefeito de Coxim trama para neutralizar oposição
Vazou - O vazamento de uma conversa atribuída ao prefeito de Coxim, Edilson Magro (PP), tomou conta da cidade e gerou forte repercussão política. No áudio, circulando amplamente em grupos de WhatsApp, ele conversa com o vice e o presidente da Câmara sobre formas de neutralizar a oposição, "cortando problemas na raiz". A ideia é tirar dos vereadores rebeldes cargos distribuídos na administração municipal.
Não ouvi - Ao ser questionado, Edilson Magro disse que não ouviu o áudio, apesar de cidade compartilhar amplamente o material na tarde de sexta-feira. Mesmo assim não negou a autenticidade. “Não tive acesso, talvez seja alguma conversa de alinhamento político, mas vou procurar saber o conteúdo”, resumiu o prefeito ao Campo Grande News.
Perdeu - A tal conversa correu em meio a uma crise instalada após a derrota da sua base na eleição da Mesa Diretora da Câmara de Coxim para o biênio 2027/2028. O resultado, 7 a 6 para o vereador Maurício Helpis (PSDB), expôs a fragilidade do grupo do prefeito e provocou uma reação imediata nos bastidores. Dias depois, a Câmara aprovou por unanimidade uma mudança no regimento interno proibindo eleições antecipadas da Mesa, uma resposta direta à disputa que enfraqueceu o Executivo.
Multa – A Rumo Malha Oeste S/A, empresa de transporte ferroviário de cargas e concessionária da ferrovia que liga São Paulo a Corumbá por Mato Grosso do Sul, terá de desembolsar R$ 40 mil em indenização por dano ambiental. O valor foi estabelecido pela Justiça será revertido a fundo destinado à proteção e defesa do meio ambiente, a ser indicado pelo Ministério Público.
Óleo – A compensação foi determinada após longa ação judicia proposta pelo MPMS após vazamentos de óleo ocorridos no pátio do terminal ferroviário da Rumo em Campo Grande, ocorridos em 2014 e 2017. Perícia técnica constatou que 38 toneladas de óleo e solo aparentemente contaminado foram devidamente removidos e destinados corretamente.
Premiado - O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul teve um trabalho técnico aprovado para apresentação no Latin American GRSS and ISPRS Remote Sensing Conference, um dos principais eventos internacionais na área de geotecnologias e sensoriamento remoto. A aprovação reforça o reconhecimento científico e institucional do Estado, que desenvolveu um sistema inovador para monitorar e controlar queimadas de pequena escala.
Do céu - O artigo, intitulado “Challenges in the Environmental Enforcement of Small-Scale Illegal Burning”, foi elaborado pelos servidores Diego do Carmo Brito, Thays Jucá, Alesandro Copatti e Gláucia Chernioglo. A metodologia utiliza dados do satélite e entre março e agosto de 2025, o sistema detectou 938 focos de calor, gerou 568 comunicados de alerta e atingiu 98% de precisão na confirmação de incêndios ilegais.
Libaneses - A Câmara Municipal de Campo Grande realiza, na segunda-feira, dia 17, às 19 horas, a Sessão Solene de Outorga da “Medalha Legislativa Ueze Zahran”, em comemoração ao Dia da Comunidade Libanesa, em proposta feita pelo vereador Marquinhos Trad. A solenidade homenageia libaneses e descendentes que residem na Capital, tendo como patrono o empresário nascido em 1924, em Bela Vista, filho de imigrantes libaneses.
Papai-noel - A Câmara da Capital entrou no clima natalino com a participação de seus servidores na tradicional campanha de adoção de cartinhas do Papai Noel dos Correios, que há mais de 30 anos realiza o sonho de crianças com a entrega de presentes. A ação mobilizou diversos setores da Casa em um gesto coletivo de solidariedade.
Mais humanidade - O presidente da Câmara, vereador Epaminondas Neto, o Papy, destacou que a iniciativa reflete o compromisso dos servidores com uma sociedade mais humana e o verdadeiro sentido do Natal, baseado em pequenos gestos que transformam vidas. Com o lema “Presente no Natal, presente com você”, a Câmara reafirma seu papel social e sua proximidade com a comunidade.


