ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 23º

Jogo Aberto

Estado da carne, MS se prepara para exportar amendoim

Por Anahi Zurutuza, Mylena Fraiha, Fernanda Palheta, Caroline Maldonado e Gabriela Couto | 26/03/2024 06:00

“Capital do Amendoim” – Que Mato Grosso do Sul já tem a “Capital do Pantanal” e a “Capital do Agro” muita gente já sabe, mas o Estado também está prestes a “fundar” a “Capital do Amendoim”. Pelo menos é o que pretende o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB). Segundo ele, o município tem investido na plantação da oleaginosa e já conta com 7 mil hectares de amendoim cultivados por cooperados da Casul.

Investimento pesado – De acordo com o representante da cooperativa, Djalma Migliorini, foram investidos 117 milhões de reais em infraestrutura. A previsão é que as exportações de Bataguassu para outros países comecem até 2026, com a finalização das obras.

Ombro a ombro – Quem testemunhou a rivalidade entre os ex-governadores André Puccinelli (MDB) e Reinaldo Azambuja (PSDB) há alguns anos, não acreditaria nas cenas registradas no início da noite desta segunda-feira (25), durante lançamento de pré-candidatura a prefeito de Corumbá por uma terceira sigla, o PSB. Sentados lado a lado, André e Reinaldo não só dividiram a bancada, como trocaram cochichos de ombros colados.

Reinaldo Azambuja (à esquerda) e André Puccinelli "trocam figurinhas" (Foto: Fernanda Palheta)
Reinaldo Azambuja (à esquerda) e André Puccinelli "trocam figurinhas" (Foto: Fernanda Palheta)

Ô abre alas - Ainda durante a filiação do médico Gabriel Alves de Oliveira ao PSB, na noite de ontem, outra cena chamou a atenção. O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, que é vice-presidente da sigla e que já se aventurou candidato em outros pleitos, cedeu seu lugar na mesa para o deputado federal e pré-candidato a prefeito de Campo Grande, Beto Pereira (PSDB). Queria deixar o tucano em posição de destaque e anunciou: "não sou candidato". Ayache acomodou-se na primeira fileira da plateia.

Voando juntos - Paulo Duarte, o presidente estadual do PSB, não escondeu o contentamento em ver várias lideranças tucanas prestigiando a filiação do ex-MDB, Gabriel de Oliveira. Foi uma demonstração de que o PSDB realmente abrirá mão da candidatura própria em Corumbá para ter o PSB ao seu lado nas eleições municipais. "Pomba e tucano voarão juntos", afirmou, em referência às aves símbolo dos dois partidos.

É do Sul! – A senadora Soraya Thronicke (Podemos) corrigiu publicamente o jornalista global César Tralli nas redes sociais. Em postagem no X, antigo Twitter, ela destacou que o presídio federal de Mato Grosso do "SUL" com letras garrafais, fica em Campo Grande.

Ponto facultativo – Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na próxima quinta-feira (28). Desta forma os servidores terão quatro dias de folga por conta do feriado nacional da Paixão de Cristo, na sexta-feira (29) e o fim de semana.

Tá aí – A prefeita de Laguna Carapã, Zenaide Espíndola (MDB), assumiu após o falecimento do prefeito Ademar Dalbosco, em dezembro de 2023. Na época, o MDB já havia anunciado a candidatura do ex-prefeito Itamar Bilibio. No entanto, ela não esconde o desejo de tentar a reeleição, diz que o grupo político está discutindo e seu nome está à disposição "para avaliação da população" que vai se revelar nas pesquisas.

Rápido e rasteiro – Depois de concluir inventário em tempo recorde (apenas 1 dia), em novembro do ano passado, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, por meio do Nufam (Núcleo da Família), conseguiu concluir outro processo do tipo em 48 horas. Conforme o defensor público Renato Rodrigues dos Santos, a tramitação rápida e rasteira só foi possível porque toda a documentação estava reunida e havia acordo entre os herdeiros.

Morosidade – Um inventário judicial não tem prazo para acabar. Em geral, a partilha extrajudicial, feita em cartórios, é mais rápida, mas quando não há divergências e são poucos os herdeiros, a tendência é que o processo não se prolongue tanto.

Nos siga no Google Notícias