ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Jogo Aberto

Ipê amarelo perde posto de símbolo do MS

Anahi Zurutuza, Leonardo Rocha e Ângela Kempfer | 27/05/2020 06:00
Carregado com flores, ipê-amarelo chama atenção na Avenida Marquês de Lavradio, em Campo Grande (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Carregado com flores, ipê-amarelo chama atenção na Avenida Marquês de Lavradio, em Campo Grande (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Mudou - O governo estadual sancionou a lei que torna o Ipê a árvore símbolo de Mato Grosso do Sul. Antes este título pertencia a árvore Ipê amarelo, mas houve mudança após votação na Assembleia. O autor do projeto, Renato Câmara (MDB), disse que a alteração foi feita depois de muitos pedidos da população do Estado.

Ideia - O vereador Carlos Borges (PSB) contou que levou a ideia a Prefeitura de Campo Grande para realização de um novo Refis durante a pandemia. "O secretário (Pedro Pedrossian Neto) disse que iria avaliar uma proposta". Como chegou o projeto da prefeitura, ele retirou sua matéria. "Na minha (proposta) o desconto era de 90%, mas a prefeitura ampliou para 100% sobre os juros, sendo melhor".

Aulas na TV - O vereador Wellington Oliveira (PSDB) sugeriu que a prefeitura também transmita pela TV as aulas para alunos da rede municipal, como o governo estadual está fazendo. "Temos que pensar nesta estratégia aqui também, pois muitos alunos não têm acesso a internet e assim teriam as aulas na televisão".

Amigos - O secretário se Governo de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, falou sobre a satisfação do Estado em ajudar com a doação de medicamentos ao Amapá, onde mais de 600 casos da covid-19 são registrados por dia. “É uma situação muito delicada que o Amapá está vivendo e a nossa ação teve um impacto muito importante para salvar vidas”, comentou.

Pico - Riedel lembrou que “estamos nos aproximando do momento mais delicado da doença” em Mato Grosso do Sul e muito cedo não deve ocorrer uma solução definitiva. “A covi-19 vai continuar presente e continuar fazendo vítimas. Vamos ter de nos acostumar. Não terá uma solução a curto prazo, mas aos poucos vamos retomando as atividades”, avaliou.

Retomada – O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) também acha que o Estado está longe de superar a pandemia, é cauteloso ao falar em medidas restritivas mais radicais, mas acredita que a retomada do desenvolvimento econômico será natural e aos poucos.

Plano – O governo, por enquanto, não traçou plano para reestimular a economia. “Agora o foco total é saúde, segurança e assistência”.

Estancar o foco - Ontem, Riedel participou de reunião com prefeituras de Dourados, Fátima do Sul, Itaporã e Vicentina, para discutir medidas a serem tomadas para estancar a disseminação da doença na região Sul. Segundo ele, representantes de “um frigorifico que tem tido problemas”, também participaram. A JBS tem sido um entrave no controle da pandemia no Estado.

Lenhador – No Facebook, Nelsindo Eibel Junior, 27 anos, que foi denunciado pelo pai por estar usando celular dentro da cadeia, dizia ser ter como emprego o cargo de “lenhador” no “Sítio Tia Nastacia” e que havia estudando da “Facul da Vida”.

Álbum – Na página, muitas fotos relacionadas a extraterrestres, tatuagens e realidades alternativas. Pelo menos esta rede social não está sendo atualizada da prisão. As postagens são de 2017, um ano antes dele ser preso por tráfico de drogas.

Nos siga no Google Notícias