ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Jogo Aberto

Justiça livra prefeito de processo de cassação

Adriel Mattos e Caroline Maldonado | 18/10/2021 06:00
Prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze. (Foto: Marcos Maluf)
Prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze. (Foto: Marcos Maluf)

Sentença - A Justiça de Ribas do Rio Pardo determinou a anulação do processo de cassação do prefeito João Alfredo Danieze (PSOL). Liminar já havia garantido a interrupção do andamento dos trabalhos na Câmara em maio.

Denúncia - Danieze foi acusado de crime de responsabilidade após a então secretária municipal de Saúde assinar contrato com uma clínica da qual era sócia. O prefeito foi à Justiça alegando que a Câmara “atropelou” o rito processual ao rejeitar o parecer da Comissão Processante pelo arquivamento e determinar a abertura do processo.

Agora acabou - Cinco meses após a suspensão, o juiz Idail de Toni Filho concordou com a Procuradoria-Geral do Município, que alegou que o prefeito não foi intimado da sessão em que ficou decidido o início do processo de cassação. “Ora, o processo conduzido pela comissão processante não observou, pois, os princípios do contraditório, ampla defesa e devido processo legal, haja vista que o denunciado não foi intimado de todos os atos do processo”, escreveu.

Mas tem mais - Apesar de ter ficado livre desse processo, a gestão de Danieze ainda é alvo de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga suspeita de irregularidades em contrato de R$ 96 mil com uma empresa de contabilidade. Recentemente, Danieze disse em entrevista que o termo foi anulado pela própria prefeitura e que alguns vereadores se sentem incomodados por não terem demandas atendidas.

Convidada especial - A deputada federal Rose Modesto (PSDB) participou de uma reunião da executiva estadual do PSL, que se prepara para uma fusão com o DEM que criará o União Brasil. Atual presidente do PSL no Estado e também futura comandante da nova legenda, a senadora Soraya Thronicke voltou a citar Rose como pré-candidata ao governo do Estado.

Mais visitas - Também estava no encontro o presidente estadual do Podemos, Sérgio Murilo Mota. O ex-secretário de estado de Governo também quer Rose como candidata, que até agora, não definiu seu rumo em 2022. Rose vem sendo cortejada pelo ex-governador André Puccinelli (MDB) para ser vice em sua chapa pelo PP.

Alunos estudando com as laternas dos celulares. (Foto: Direto das Ruas)
Alunos estudando com as laternas dos celulares. (Foto: Direto das Ruas)

No escuro - Alunos de um curso gratuito de redação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) mostraram que dão valor à oportunidade ao permanecerem estudando, durante o apagão provocado pela tempestade de sexta-feira (15). Sem luz, os jovens usaram lanternas de celular para continuar na aula, na Biblioteca Dr. Isaías Paim, que fica na Fundação de Cultura de MS, enquanto a tempestade levava o caos a todas as regiões da Capital.

Quero saber - O vereador André Luís Soares (Rede) apresentou projeto de lei quer obrigar a prefeitura a informar quando e porque paralisou uma obra pública. Para evitar o veto, ele citou na justificativa decisões do STF (Supremo Tribunal Federal), que validaram leis semelhantes.

Voltamos - O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) retoma em 100% nesta segunda-feira (18) as atividades presenciais. A corte estava limitando o trabalho presencial devido à pandemia de covid-19, mas o amplo alcance da vacinação permitiu a volta total.

Nos siga no Google Notícias