ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Jogo Aberto

Longe de conflitos, morte de cacique une povos na Capital

Waldemar Gonçalves | 23/06/2016 06:00

Índios da paz – Bem diferente de sangrentos conflitos envolvendo indígenas em outras regiões do Estado, mais recentemente em Caarapó, o velório da cacique Enir Terena, ontem, representou o ideal de união entre brancos e índios. Pena ela não estar viva para ver o que sua morte foi capaz: unir diferentes etnias e “homens brancos” comovidos com a história de luta da primeira cacique mulher e fundadora da aldeia urbana Marçal de Souza.

Pânico e terror – O deputado estadual Flávio Kayatt (PSDB), ex-prefeito de Ponta Porã, comparou a guerra entre traficantes na fronteira com a faixa de Gaza, no Oriente Médio. Diz que, após a falta de ação do Governo Federal, agora será difícil "varrer esta situação" e que os moradores estão em pânico com o terror.

Requisitos – Não existiam os “requisitos autorizadores” para as prisões de alguns dos acusados na Operação Fazendas de Lama, segundo diz a defesa de alguns dos réus. Edson Giroto, João Amorim, Beto Mariano e Flávio Scrocchio foram soltos no começo da madrugada de ontem, depois de passarem 42 dias presos. Agora, o habeas corpus deles será submetido à Turma Criminal do STF (Supremo Tribunal Federal).

Sem condicionante – Além disso, ainda há habeas corpus para ser julgado em instância judicial inferior, o TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região). Por enquanto, todos seguem em liberdade, sem qualquer “medida condicionante”, como restrições de horários e locais.

Sigilo – Nenhum dos réus que foram soltos na madrugada de quarta-feira (22) quer falar à imprensa sobre o assunto, dizem os advogados. Mais que isso, eles lançam mão do argumento de que o silêncio é uma exigência do sigilo imposto ao processo judicial. Veto que, é bom lembrar, os investigadores tentam derrubar e dizem que cabe apenas ao Judiciário Federal decidir a respeito, como já publicado aqui neste espaço.

Pena do Michel – Ao citar o conflito entre índios e fazendeiros e a guerra de traficantes na fronteira, o deputado estadual Zé Teixeira (DEM) afirmou ontem que é preciso “dar um basta” na desordem do Brasil. Ele ponderou que foi criado um sistema de ódio entre o “lado vermelho e verde amarelo”, junto com o desemprego e muitas empresas fechando as portas. "Não sei o que será do (Michel) Temer, até deu pena dele".

Verdadeira história – Para a deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), seria importante bispos e até o papa, chefe da Igreja Católica, ouvirem a “verdadeira história” do conflito entre índios e fazendeiros e Mato Grosso do Sul. “A Funai e o Cimi criaram uma farsa, um mundo de mentira que coloca o produtor como bandido, dizem que houve um ataque aos índios, quando na verdade existiu uma invasão, que após confronto, gerou uma vítima", analisa a parlamentar.

Sempre os mesmos – O projeto Câmara Comunitária, que leva vereadores a regiões periféricas da Capital, chegou à 11ª edição com os mesmos parlamentares de sempre: Chiquinho Telles (PSD), os peemedebistas Vandelei Cabeludo e Carla Stephanini, além dos petebistas Francisco Saci e Waldecy Batista, o Chocolate. Os vereadores médicos, por exemplo, nunca compareceram a uma unidade de saúde durante este projeto.

Sumiço de vacinas – Está esfriando a história do sumiço de vacinas em Campo Grande. Seis pessoas já foram ouvidas pelo delegado que investiga o caso e nenhum indício de irregularidade foi encontrado. Enquanto isso, a CPI da Vacina instaurada pela Câmara Municipal dará início às primeiras oitivas na sexta-feira (24).

No vácuo – Com números na ponta da língua, o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, João Rocha (PSDB), lembra que neste ano o Legislativo enviou 7,4 mil indicações à Prefeitura, das quais apenas 174 tiveram retorno. "Realmente, o prefeito não é obrigado a responder indicações, mas quando você quer estabelecer um bom relacionamento você responde, concorda?", ponderou o parlamentar. Segundo ele, o assunto será submetido a análise do Ministério Público.

(com a redação)

Nos siga no Google Notícias