ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Marquinhos pretende montar equipe 'altamente técnica'

Waldemar Gonçalves | 01/11/2016 06:00

Altamente técnica – O prefeito eleito Marquinhos Trad (PSD) pretende nomear equipe “altamente técnica” e sem pretensão de ocupar cargos na prefeitura para “extrair a realidade nua e crua” da situação financeira e administrativa de Campo Grande. Ainda, entre os mais próximos do prefeito, não se fala em nomes para compor o futuro governo.

Promessa – Marquinhos afirmou que quer apresentar, em meados de fevereiro, projeto de lei referente ao piso salarial dos professores. Hoje, o Município paga 82% do piso nacional para jornada de 20 horas. A ideia é chegar a 100%, a partir de 2017. “Dependerá também da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). Se der, vamos fazer”.

Orçamento – Relator do orçamento, o vereador Eduardo Romero (Rede) quer uma reunião com o novo prefeito para discutir a peça orçamentária de 2017. Tramitando na Câmara, o texto ainda não foi votado, porque os vereadores aguardavam justamente o fim da eleição.

Delicado – Considerado delicado e crítico pelo “crescimento pífio”, o orçamento deve ser discutido já nesta semana, segundo Romero. A urgência também é para que os parlamentares tenham tempo hábil para anexar emendas e votar, o que deve acontecer até meados de dezembro. “Agora é hora de adequar o orçamento”, conclui o vereador.

Maturidade – Dois encontros marcaram o início das atividades de Marquinhos enquanto prefeito eleito, ontem. O primeiro com o atual chefe do município, Alcides Bernal (PP), de quem teve apoio no 2° turno, depois com o governador, Reinaldo Azambuja (PSDB). Ele ressaltou que sua intenção é fazer um trabalho coletivo e dar "paz" à cidade, “com maturidade política”.

Trabalho coletivoReinaldo Azambuja (PSDB) ressaltou que espera ter um trabalho coletivo com o novo prefeito Campo Grande, e desta forma "distencionar" a relação entre os executivos municipal e estadual, que segundo ele, só atrapalha os projetos em comum, em diferentes áreas, que são importantes para a cidade.

Ainda é cedo – O governador diz acreditar que ainda é prematura qualquer análise política sobre 2018, em função das eleições municipais deste ano, ao dizer que na sua concepção, não existe muita relação entre os pleitos. "O que vai contar e credenciar uma disputa daqui dois anos será o trabalho realizado e o que foi entregue à população".

Só na Capital – Bem-sucedido no maior colégio eleitoral de Mato Grosso do Sul, o PSD não conseguiu eleger candidatos nos outros cinco municípios em que disputou a prefeitura no Estado este ano. Em relação ao interior o resultado já era esperado, segundo Antônio Lacerda, presidente estadual.

Menos tradição – Segundo Lacerda, as chances do PSD no interior, onde disputou em Juti, Três Lagoas, Cassilândia, Iguatemi e Naviraí, eram remotas. Isto porque a legenda encarou adversários de maior tradição política.

De olho em 2018 – A expectativa do PSD sul-mato-grossense é, agora, se fortalecer a partir das eleições de 2018. O objetivo é ter a mesma relevância no Estado que o partido tem nacionalmente. Em 2016, se saiu como terceira força política nas eleições municipais, ao conseguir o comando de 541 municípios.

(com Leonardo Rocha, Mayara Bueno e Richelieu de Carlo)

Nos siga no Google Notícias