ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Jogo Aberto

Ministério dificulta acesso ao aborto legal, dizem defensorias

Anahi Zurutuza, Lucia Morel, Adriel Mattos e Gabriela Couto | 29/06/2022 06:00
Audiência pública do Ministério da Saúde discutiu cartilha que "ignora" aborto legal. (Foto: Ministério da Saúde/Divulgação)
Audiência pública do Ministério da Saúde discutiu cartilha que "ignora" aborto legal. (Foto: Ministério da Saúde/Divulgação)

Barreiras – A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, em conjunto com as defensorias de outros 13 estados, enviou ofício ao Ministério da Saúde questionando as orientações para o acesso ao aborto legal descritas no guia de "Atenção Técnica para Prevenção, Avaliação e Conduta nos Casos de Abortamento". De acordo com o órgão, a cartilha com orientações para profissionais de saúde “cria barreiras de acesso às situações já previstas em lei, ou seja, para salvar a vida da gestante se a gravidez resultar de estupro ou em caso de feto anencéfalo”.

Mau exemplo – As defensorias afirmam ainda que o guia “usa um caso excepcional de Cingapura em que um feto de 212 gramas sobreviveu para desaconselhar a oferta de interrupção da gestação acima desse limite”.

Dificuldade – Por fim, as defensorias reclamaram das dificuldades impostas pelo Ministério da Saúde para a participação em audiência pública que discutiu o tema ontem (28). O debate foi convocado, seis dias antes de acontecer, pelo médico antiaborto e secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara, diante da repercussão nacional do caso de uma menina de 11 anos vítima que engravidou vítima de um estupro e que teve o acesso ao aborto legal negado. Além disso, a pasta vedou a participação remota, exigindo que entidades e cidadãos interessados se deslocassem até Brasília.

Punição – O deputado estadual Neno Razuk (PL) quer garantir punição a profissional que quebrar sigilo de informações acerca do nascimento e do processo de entrega direta de bebês para adoção por pessoas gestantes em Mato Grosso do Sul. Na semana em que o caso da atriz global Klara Castanho veio à tona, ele propôs o Projeto de Lei 189/2022 que dispõe sobre a responsabilização administrativa de quem vazar esse tipo de informação.

Comida e dinheiro – O professor e advogado, Tiago Botelho, pré-candidato ao Senado pelo PT (Partido dos Trabalhadores), participou de jantar em apoio ao ex-presidente Lula, pré-candidato à presidência da República. O encontro, no restaurante Cantaloup, em São Paulo (SP), teve a presença de empresários, advogados e de personalidades políticas, além de Lula e do pré-candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin. Na ocasião, cerca de R$ 3 milhões foram arrecadados para a campanha presidencial.

Débito milionário – A empresa falida do Grupo Torlim, a Irapuru Produtos Alimentícios Ltda, é cobrada em R$ 84.837.074,14 pela Receita Federal do Brasil. O grupo é dono da VT Brasil Administração e Participação, dona da Fazenda Borda da Mata, em Amambai (MS), onde conflito terminou com morte do indígena Vito Fernandes, de 42 anos, na semana passada.

Indeferido – Os dados fazem parte de pedido do Grupo Torlim para cancelar Termo de Sujeição Passiva Solidária, que submete as outras empresas do conglomerado à responsabilização sobre as dívidas da Irapuru. O pedido foi indeferido e em outra ação, no último dia 24 de junho, a Justiça autorizou a execução fiscal solicitada pela União Federal contra o grupo empresarial. A fazenda está entre os bens que podem ser penhorados para o pagamento da dívida.

Mudança – Em breve, a Polícia Civil terá unidade em Campo Grande para concentrar todas as investigações de assassinatos. A DEH (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Homicídios) será elevada a DEHPP (Departamento Especializado de Repressão aos Crimes de Homicídios e Proteção à Pessoa) e ganhará novo endereço.

Não é comigo – Durante o lançamento do Brasil Ride Bonito, na manhã de terça-feira (28), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse que não participa da escolha do postulante a vice na chapa do pré-candidato ao governo, Eduardo Riedel (PSDB). "Não é uma escolha minha, não estou disputando a eleição. A escolha é dos partidos aliados. Nós do PSDB e o Eduardo vamos franquear a esses partidos a discussão de quem será esse vice", afirmou.

Alianças - Por enquanto, Riedel conta com o apoio de cinco partidos. O Cidadania (por força de federação), PP, PL, Republicanos e PSB são as siglas que já fecharam aliança com o projeto dos tucanos.

Aprovado – Em acordo de lideranças, os deputados estaduais aprovaram por unanimidade, nesta terça-feira (28), para o teto remuneratório da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul estar de acordo com a norma federal. O acordo acatado pelos deputados previu o período de pauta para votar a alteração que prevê o limite máximo para o subsídio mensal dos servidores do Poder Legislativo, que é limitado a 90,25% dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

Nos siga no Google Notícias