ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Jogo Aberto

Morte por covid chegou junto com diagnóstico para 88 vítimas

Marta Ferreira e Anahi Zurutuza | 29/08/2020 07:00
Funcionária paramentada atende paciente que busca informações sobre covid-19 em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Funcionária paramentada atende paciente que busca informações sobre covid-19 em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Não deu tempo - Desde o registro das primeiras mortes causadas pela covid-19 em Mato Grosso do Sul, 88 pessoas perderam a luta para o coronavírus no mesmo dia que veio do laboratório o resultado positivo. Ou seja: quando foram para o hospital, já era tarde demais.

Mais ainda - Se levada em conta a quantidade de mortes ocorrida no mesmo dia em que a SES (Secretaria Estadual de Saúde) foi notificada pelas prefeituras, o número sobe para 120, conforme levantamento feito pela coluna nos boletins divulgados diariamente.

Algo errado - Para quem acompanha a situação, segundo levantou a coluna, os dados evidenciam a falha no rastreio de casos. A análise é de que pode ter havido tanto demora das pessoas para procurar atendimento tanto quanto problema no monitoramento dos pacientes, insuficiente para fazê-los procurar socorro médico antes da evolução para a forma mais grave da doença.

Apelo – As autoridades estaduais de saúde têm feito alertas frequentes sobre essa situação, incluindo o secretário Geraldo Resende, que já usou várias vezes a live diária do novo coronavírus para apelar por um acompanhamento mais rígido das pessoas que contraíram o coronavírus.

Comportamento – Em Campo Grande, a Secretaria de Saúde atribui o quadro principalmente à dificuldade das pessoas de cumprir as determinações, entre elas o isolamento social.

Sugestão – Fabio Rombi, chefe da Defensoria Pública em Mato Grosso do Sul, usou as redes sociais para, primeiro, manifestar-se contra a pena de morte. Depois, para fazer uma provocação sobre o tema polêmico. Para ele, a medida extrema, em caso de uma nova Constituição, poderia ter um teste de aplicação, a um grupo específico de criminosos.

Quais – Em caso de uma admissão desse tipo de pena no Brasil, comentou,  iria sugerir que primeiro se fizesse uma experiência. “Por 10 anos só seria aplicada a quem fosse condenado por corrupção (ativa ou passiva) ou desvio de recursos públicos.”

Questão - Será que o medo de morrer seria maior do que a ganância em quem pratica essas condutas?, indagou o representante máximo da Defensoria Pública no Estado no momento.

Acabou – Está prevista para este sábado (29), a desativação da antiga versão do portal de serviços e-SAJ, sistema virtual onde ficam os processos da Justiça Estadual. O aviso vem sendo dado aos operadores da justiça desde o dia 29 de maio.

Alerta – A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) fez alerta à classe de que, devido a essa mudança, podem haver problemas em serviços hoje. Segundo a divulgação, o peticionamento e a consulta processual podem apresentar falhas entre às 7h e 11h.

Nos siga no Google Notícias