ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Nova fase da Omertà levou meio ano para ser autorizada

Marta Ferreira e Leonardo Rocha | 08/10/2020 06:00
Movimentação no Garras durante a 5ª fase da Operação Omertà. (Foto: Henrique Kawaminami)
Movimentação no Garras durante a 5ª fase da Operação Omertà. (Foto: Henrique Kawaminami)

“Batata quente” – Levou mais de seis meses para ser autorizada pela Justiça a 5ª fase da Operação Omertà, a “Snowball”, deflagrada nesta quarta-feira (7), incluindo o vereador Ademir Santana (PSDB) entre os alvos de busca e apreensão como parte de inquérito que investiga extorsão armada, agiotagem e lavagem de capitais. A medida cautelar solicitando prisões e buscas de provas foi protocolada no final de abril, mas a decisão só veio em 17 de setembro.

O caminho 1 –  Os autos foram enviados primeiramente para a 7ª Vara Criminal, do juiz Marcelo Ivo de Oliveira, que foi o primeiro a apreciar pedidos da força-tarefa responsável pela Omertà, um ano e meio atrás. Ele reenviou o processo ao cartório distribuidor, alegando incompetência para tratar do tema.

O caminho 2 - Antes da apreciação pelo juiz Olivar Coneglian, da 2ª Vara Criminal, magistrados da 5ª, 3º e 1º Vara de Campo Grande também se declararam incompetentes para apreciar o feito. A representação seguiu então ao TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) para apreciação de conflito de competência.

O caminho 3 – O julgamento ocorreu no final de agosto. Ficou  foi decidido que a 2ª Vara receberia os autos. No dia 17 de setembro, o magistrado deferiu quase que totalmente os pedidos feitos pelo Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros).

Ainda não – O despacho rejeitou a solicitação de ordem de prisão para o vereador Ademir Santana Delmondes, apontado como envolvido nas ações criminosas investigadas. Mas foi feito o alerta de que, em havendo novas provas, isso pode ocorrer.

Quieto – Ademir Santana preferiu o silêncio após a operação. Ele foi acordado pelos agentes de segurança que cumpriram as buscas na casa dele. Ficou sem o celular de uso pessoal. Sua assessoria também não se manifestou. Nas redes sociais da campanha à reeleição, a última postagem foi de segunda-feira (6).

Inquérito – Como parte investigada no inquérito, o parlamentar vai ser chamado a depor e se explicar. Não há data prevista para isso ainda.

Também demorou – Realizada em setembro, contra o “Clã Morinigo”, pai e dois filhos acusados de chefiar esquema milionário de ocultação de dinheiro do tráfico de cocaína, a Operação Status da Polícia Federal também teve trajeto trabalhoso até o sequestro de bens, prisões e buscas serem autorizadas. Segundo a coluna apurou, foram cerca de 8 meses.

 Vai e vem – Na primeira vez que a medida cautelar chegou à Justiça Federal, foi negada em primeiro grau. Até ser autorizada, foi preciso reduzir o número de pedidos de prisão e passar por duas análises no Tribunal Regional Federal da 3ª Região, sediado em São Paulo.

Mais uma derrota - O deputado federal Loester Carlos (PSL), conhecido como "Tio Trutis" sofreu mais revés na Justiça Eleitoral. Ele queria a suspeição do juiz do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS), Djailson de Souza, que deu decisão contrária ao seu pedido de ser candidato a prefeito. No entanto, o pleno do Tribunal rejeitou seu pedido por unanimidade.

Nos siga no Google Notícias