ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Jogo Aberto

O ano de 2019, definitivamente, é do Garras

Ângela Kempfer | 23/12/2019 06:00
Policiais na casa utilizada por quadrilha para cavar túnel até o banco.
Policiais na casa utilizada por quadrilha para cavar túnel até o banco.

O prêmio vai para... - O ano, definitivamente, é do Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco e Assaltos e Sequestros). Depois de encabeçar a força-tarefa que “derrubou a casa” dos Name, com a Operação Omertá, a equipe fecha 2019 com prisão de quadrilha prestes a levar milhões da Central Administrativa do Banco do Brasil.

50% - O assunto ganhou o noticiário nacional durante todo o domingo, com elogios à atuação policial. Mas em legenda da Globo News, por exemplo, o reconhecimento veio pela metade, porque o jornalismo brasileiro continua confundindo Mato Grosso do Sul, com Mato Grosso.

Uso do poder - Projeto de Lei Complementa apresentado pelo deputado federal Fábio Trad (PSD) estabelece prazo de afastamento para 6 anos de policiais, magistrados ou membros do Ministério Público que queiram filiação partidária. O sul-mato-grossense defende a proposta para evitar que futuros candidatos utilizam do cargo para desequilibrar a disputa eleitoral.

Ficariam de fora - Por aqui, são vários os casos de candidatos e também eleitos depois de anos trabalhando nessas funções. Na lista aparecem o ex-juiz federal Odilon de Oliveira, a deputado federal e ex-comandante da PM, Carlos Alberto David, além dos vereadores Wellington de Oliveira e André Salineiro.

De graça - A Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul) comemora o balanço de 2019. Conseguiu fechar o ano com regularização fundiária de 1.931 propriedade. Segundo o órgão, o número é efeito de lei de 2017, que autoriza a entrega de documentos para famílias que não tem condições de pagar impostos e taxas cartorárias. E para 2020, a meta é mais 2,5 mil títulos regularizados.

Mais trabalho - Em época de balanços, quem também comemorou 2019 foi a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). A quantidade de detentos trabalhando no Presídio de Segurança Máxima chegou a 725, o triplo do registrado em 2018.

Educação gratuita - Pesquisa Datafolha mostra que a maioria da população brasileira acha que o governo federal deve oferecer ensino gratuito a todos, da educação infantil à universidade. Os índices alternam, de acordo com a faixa etária. São 70% em defesa no caso das creches, 79% no ensino fundamental e médio e 67% no do ensino superior.

Hit paraguaio - O cigarro paraguaio Eight é campeão em vendas em São Paulo. A marca pertence ao ex-presidente paraguaio Horácio Cartes e é responsável pela maioria dos cigarros que entram no Brasil de forma ilegal, via contrabando, boa parte por Ponta Porã, segundo levantamento do jornal Folha de São Paulo.

Sem lei - A fronteira com o Paraguai, que já era um problemão pelo cigarro, armas e maconha, agora também é fonte do percentual da cocaína que entra no Brasil. O Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas de Mato Grosso do Sul, anda preocupado com ampliação das atividades paraguaias.

Adeus – No fim de semana , morreu o pai do cantor João Bosco, da dupla com Vinícius. João Bosco Homem de Carvalho, conhecido como João do Gelo, faleceu na madrugada de sábado (21), por complicações após procedimento cirúrgico, realizado Campo Grande

Nos siga no Google Notícias