ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  01    CAMPO GRANDE 31º

Jogo Aberto

Ocupação de UTIs está estável, alega município na Justiça

Anahi Zurutuza | 08/08/2020 06:00
Procurador-geral do município, Alexandre Àvalo, durante audiência de conciliação nessa sexta-feira (Foto: Henrique Kawaminami)
Procurador-geral do município, Alexandre Àvalo, durante audiência de conciliação nessa sexta-feira (Foto: Henrique Kawaminami)

Não está na hora – Assim como o prefeito Marquinhos Trad (PSD) vem dizendo nos últimos dias, a PGM (Procuradoria Geral do Município) se manifestou na ação civil em que a Defensoria Pública pede a decretação do fechamento de todas as atividades em Campo Grande argumentando que “não é o momento”. “O lockdown ainda não é medida necessária”.

Defesa – Na defesa, protocolada somente depois que audiência de conciliação na tarde de ontem terminou sem acordo, a PGM traz números para comprovar a tese. Explica que a explosão de casos entre junho e julho pode ser justificada pela ampliação nas testagens. “Além disso, o número de casos confirmados, quando divulgados, é composto na sua maior proporção, por casos já recuperados”.

UTIs – O documento assinado pelo procurador-geral Alexandre Àvalo também explica que apesar do aumento de casos a taxa de ocupação global de leitos em Campo Grande “manteve a linearidade entre 81% a 88% no período, pois os indicadores diários demonstram ações de expansão do número de leitos como estratégia de controle”.

Todo mundo – Além do vereador Vinícius Siqueira pedir para ser parte da ação proposta pela Defensoria contra o município, o CDDH (Centro de Defesa dos Direitos Humanos Marçal de Souza) também tentou, mas o juiz José Henrique Neiva negou. Para o magistrado, Defensoria e MP já agem em defesa dos direitos humanos no processo.

Dia dos Pais – Sem acordo ou decisão judicial sobre o lockdown, o comércio conseguiu o que queria, manter as portas abertas antes do Dia dos Pais, comemorado amanhã.

Estímulo – E os estímulos para as compras são dos mais variados. Para garantir o presente do Dia dos Pais, os servidores públicos estaduais contam com descontos que variam de 3% a 30% nas lojas associadas à CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) da Capital.

Pesar – Morreu na madrugada de ontem (7), vítima de uma parada cardíaca, o advogado Evandro Ferreira da Viana Bandeira. Ele foi um dos responsáveis pela criação da Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência do Município, órgão que comandou, no período de janeiro de 2017 a setembro de 2018. A Prefeitura de Campo Grande emitiu nota de pesar.

Maria da Penha - No dia do aniversário de 14 anos da Lei Maria da Penha, a senadora Simone Tebet (MDB-MS), a primeira mulher a presidir a Comissão de Constituição e Justiça do Senado, lembrou que em tempos de pandemia, quando mulheres se tornaram mais vulneráveis por estarem passando mais tempo com agressores, o Congresso aprovou e já virou lei, medida que transforma em serviço essencial o atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar.

Melhor lei - A juíza Helena Alice Machado Coelho, que responde pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar em Mato Grosso do Sul, fez ontem convite à reflexão. “Quando falamos em prevenção e combate à violência doméstica e familiar, a Lei Maria da Penha é a terceira melhor lei do mundo, no entanto, em um ranking de quase 90 países que mais matam mulheres no mundo, o Brasil ocupa a quinta posição. Vamos refletir sobre o que está acontecendo?”.

Nos siga no Google Notícias