ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Jogo Aberto

"Oremos", diz Mandetta após saída de ministro da Saúde

Ângela Kempfer | 16/05/2020 07:00
Nelson Teich e Henrique Mandetta, na saída do sul-mato-grossense do Ministério da Saúde. (Foto: Agência Brasil)
Nelson Teich e Henrique Mandetta, na saída do sul-mato-grossense do Ministério da Saúde. (Foto: Agência Brasil)

Oremos - A sexta-feira fortaleceu Luiz Henrique Mandetta (DEM/MS). Ele voltou aos holofotes como o salvador da pátria depois da demissão do ministro da saúde Nelson Teich. Em resposta, postou no Twitter: “Oremos. Força SUS. Ciência. Paciência. Fé!”. Mas continua sem críticas contundentes ao presidente Jair Bolsonaro (Sem partido).

Um mês jogado fora - Após a notícia de mais uma baixa na Saúde, Mandetta comentou o insucesso de Teich. "Perdeu um mês. A única medida foi exonerar as pessoas que estavam lá trabalhando ", disse o sul-mato-grossense sobre o combate à pandemia no Brasil durante a atuação do agora ex-ministro.

Requisitado - Mandetta passou a tarde dando entrevistas e disse que tem recebido informações de muitos lugares do mundo sobre a produção de vacina contra a covid-19. “Isso pode acontecer a um clique ou pode demorar”, avaliou. Também voltou a citar a sabedoria do sambista Martinho da Vila, que em música ensina: “Faça como um velho marinheiro, que durante o nevoeiro leva o barco devagar”

Nevoeiro - Na avaliação do médico ortopedista e ex-deputado federal de MS, em maio e junho deve ocorrer, no Brasil, o “maior nevoeiro". Ainda nas palavras dele, "julho começamos a enxergar de novo. Se continuar acelerando vai ser muito mais complicado retomar a economia”. 

O próximo - Quando questionado sobre qual o perfil de pessoa que deveria assumir agora o Ministério da Saúde, Mandetta disse que deveria ser “líder que vá para televisão e peça paciência”.

Tocado por Deus - O prefeito Marquinhos Trad foi na mesma onda do “oremos”, defendida por Mandetta. “A gente ora, reza, faz as nossas preces para que o presidente da república coloque o mais rápido possível aquele condutor tocado por Deus, para nos livrarmos do coronavírus”.

Silêncio - Já o secretário de Saúde de Campo Grande, José Mauro Filho, achou melhor não comentar. Por meio de assessoria disse apenas que ainda é necessário saber qual será a política do novo ministro.

Desordem - O Conselho Federal OAB defende a suspensão de novas autorizações de cursos jurídicos no Brasil. Nesta semana, apresentou formalmente o pedido ao STF (Supremo Tribunal Federal), pelo menos, enquanto permanecer o estado de calamidade pública em razão do novo coronavírus. Mas teve a solicitação negada.

Proliferação - A Ordem dos Advogados garante que só em abril, com o fim das aulas presenciais, 22 novos cursos de graduação em Direito foram autorizados no País, o que, na avaliação da entidade, compromete muito a qualidade do ensino superior na área.

Vazou - Os deputados já estão mais habituados nas votações por videoconferência, conseguindo votar e até debater os projetos de forma virtual. Mas ainda deixam muitas conversas paralelas vazarem pelo áudio.  Quando acontece, o presidente da Casa de Leis, o deputado Paulo Corrêa (PSDB), corre para avisar os colegas que todos tão ouvindo as conversas.

Nos siga no Google Notícias