ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Jogo Aberto

Para defender réu, Odilon agora questiona relatórios "sem rosto"

Marta Ferreira e Anahi Zurutuza | 03/09/2020 06:00
O juiz Odilon de Oliveira durante a audiência ontem na 1ª Vara Criminal, feita por videonconferencia. (Foto: Direto das Ruas)
O juiz Odilon de Oliveira durante a audiência ontem na 1ª Vara Criminal, feita por videonconferencia. (Foto: Direto das Ruas)

Ironia do destino – Quase três anos depois de aposentar-se da função de juiz, na qual ficou conhecido nacionalmente pelas ações relacionadas a criminosos investigados pela Polícia Federal, o advogado Odilon de Oliveira estava ontem do outro lado: defendendo um réu por ilícitos que vão de organização criminosa a tráfico de armas. Em audiência da operação Omertà, Odilon questionou o uso de relatórios de investigação sem assinatura. Disse que são documentos “sem rosto”, portanto, passíveis de desconfiança.

Tese – O argumento de Odilon contraria a experiência dele na Justiça Federal, onde esse tipo de relatório é rotina, segundo operadores do Direito ouvidos pela coluna. Os policiais federais costumam, inclusive, usar capuz em operações para não serem identificados. O juiz aposentado defende que seu cliente, acusado de fazer dossiês sobre vítimas de milícia armada, na verdade estava atuando em investigações da Polícia Federal.

Passeio – O empresário Aloisyo José Campelo Coutinho, morador que ficou conhecido como “baladeiro” de condomínio de luxo em Campo Grande por promover festas que tiram o sono dos vizinhos, no Residencial Damha 3, quer autorização na Justiça para passar uns dias em Recife (PE) com a família.

Favorável – O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) diz não se opor a viagem desde que, na cidade do nordeste, Aloisyo deixe de frequentar bares e restaurantes durante o período de recolhimento noturno determinado anteriormente.

Paz – Ele já está proibido de promover festas em casa, mas para os vizinhos no Damha 3, a viagem, de 8 a 15 de setembro, será garantia de paz. O condomínio tenta na Justiça expulsar o morador do residencial.

Salvo-conduto – A pedido da defesa de Ricardo França Junior, de 24 anos, o estudante que causou a morte da namorada Bárbara Wsttany , de 21 anos, o juiz Aluízio Pereira dos Santo também deu autorização  para que o rapaz viaje, sempre que quiser, para sítio da família em Corguinho, município a 88 km de Campo Grande.

Condições – Ele tem apenas de cumprir o recolhimento noturno, das 19h às 6h, como determinado quando da revogação da prisão preventiva decretada logo após o acidente. Ricardo continua proibido de dirigir, ressaltou o magistrado na decisão.

Paz – Ele já está proibido de promover festas em casa, mas para os vizinhos no Damha 3, a viagem, de 8 a 15 de setembro, será garantia de paz. O condomínio tenta na Justiça expulsar o morador do residencial.

Data religiosa – Mato Grosso do Sul passou a ter uma data no calendário dedicada à Igreja Universal do Reino de Deus. O dia dedicado à denominação religiosa será 9 de junho, conforme lei sancionada nesta terça-feira (2) pelo governador Reinaldo Azambuja.

Autoria – A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa a partir de projeto de lei do deputado estadual Antonio Vaz (Republicanos). Vaz é pastor da IURD.

Nos siga no Google Notícias