ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Jogo Aberto

Para emedebistas, Simone não será “presidenta”

Adriel Mattos e Anahi Zurutuza | 09/12/2021 06:00
Lançamento de pré-candidatura foi nesta quarta-feira. (Foto: Divulgação)
Lançamento de pré-candidatura foi nesta quarta-feira. (Foto: Divulgação)

Assim não dá – Em um grupo de WhatsApp, apoiadores do pré-candidato ao governo do Estado André Puccinelli (MDB) se empolgaram com o lançamento da senadora Simone Tebet na corrida à Presidência da República, mas evitaram usar um termo a se referir a ela.

Presidenta não – A conversa começou defendendo a futura “presidenta”, mas não agradou. “Simone presidente. Presidenta era a Dilma”, defendeu outro apoiador.

Dicionário – Apesar da discussão, presidenta é um vocábulo que está em diversos dicionários e até no Volp (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), da ABL (Academia Brasileira de Letras) e no Vocabulário Ortográfico Comum da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

Mudanças – Com a pré-candidatura de Simone à Presidência oficializada, a equipe da senadora começou as mudanças nos perfis dela nas redes sociais. As páginas do Facebook e Instagram ganharam a identidade visual da campanha.

Foto do perfil – Os perfis também têm agora nova foto, tirada por Simone com a roupa usada no lançamento da pré-candidatura. A presidenciável aparece olhando para frente e à direita, na imagem que parece ter sido pensada para passar a mensagem que o MDB quer, de que a senadora é a alternativa à polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ideal para o futuro.

Simone em 2021 e Kamala em 2019. (Montagem: Reprodução)
Simone em 2021 e Kamala em 2019. (Montagem: Reprodução)

Inspiração? – A foto da senadora lembra a que a atual vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, usou na sua campanha à Presidência entre 2019 e 2020. Kamala não conseguiu a indicação do Partido Democrata, mas foi eleita vice na chapa de Joe Biden.

Retrato novo – Quem também renovou a foto de perfil ontem foi o prefeito Marquinhos Trad (PSD). Ele agora aparece no WhatsApp sorridente e com um gorrinho de Papai Noel.

Do povo – Os presidentes da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa (PSDB), e da Câmara Municipal de Campo Grande, Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), se reuniram na quarta-feira (8). “Paulo Corrêa é comunitário mesmo”, disparou Carlão, fazendo referência ao seu próprio bordão.

Vem aí – Além da política, os presidentes acertaram os detalhes para o convênio que será firmado na próxima semana entre ambas as Casas Legislativas, para veiculação de programas comunitários na grade da TV Assembleia, que, em breve, será veiculada em sinal aberto, graças a uma parceria com o Senado Federal.

Vitória – O advogado José Belga Trad comemorou publicamente a vitória que obteve no Tribunal do Júri, no dia 1º, quando o cliente Cristhiano Luna de Almeida, 34 anos, foi inocentado do crime de homicídio por ter provocado a morte do segurança da Valley Pub, Jefferson Bruno Gomes Escobar, o Brunão. “Finalmente, depois de mais de dez anos de intenso sofrimento, a injustiça começaria a ser reparada”, publicou em texto remetendo ao dia do julgamento.

Nos siga no Google Notícias