ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Jogo Aberto

Parque agora tem faixa “exclusiva” para bichinhos

José Roberto dos Santos, Gabriela Couto e Caroline Maldonado | 13/07/2022 06:00
Patinhas "enfeitam" pistas dos Parque dos Poderes para alertar sobre a travessia de animais (Foto: Kísie Ainoã)
Patinhas "enfeitam" pistas dos Parque dos Poderes para alertar sobre a travessia de animais (Foto: Kísie Ainoã)

Faixa animal – Nas últimas modificações feitas no trânsito do Parque dos Poderes, ainda que muitas melhorias dependam somente da educação de motoristas, pedestres e ciclistas, um tipo de faixa no mínimo curiosa foi pintada em três locais: patinhas no asfalto, indicando que ali é para uso exclusivo da fauna típica do parque. Agora, é aguardar que quatis, capivaras e tatus reconheçam a faixa e façam bom uso dela. E que os outros animais andem abaixo da velocidade permitida.

Acessibilidade virtual – Para quebrar a barreira tecnológica, quando o assunto é comunicação com a Justiça, o portal do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul passou a contar este mês com a ferramenta “hand talk”, plataforma que faz tradução automática para Libras (Língua Brasileira de Sinais). Um boneco faz a tradução simultânea e digital de textos e áudios para Libras, tornando o site acessível para surdos. O plugin também possui um leitor sonoro que atende pessoas com deficiência visual.

Eterna treta – Os deputados estaduais Pedro Kemp (PT) e Carlos Alberto David dos Santos, o Coronel David (PL), protagonizaram mais uma discussão acalorada no plenário na sessão de ontem (12). Ao explanar sobre uma série de questões contra a atuação do atual governo federal, o petista foi interpelado pelo bolsonarista. “O senhor fala que tem que ter debate. Tem que permitir que eu fale. Cadê a democracia?”, disse o coronel, pedindo aparte.

Gritos – Ao insistir com Kemp, o petista perdeu a compostura. “O senhor vem aqui me ameaçar? Esse palavreado nojento que vocês usam, de exterminar. Temos que pregar a paz. Eu não lhe concedi o aparte”. Com o jeito de falar calmo e baixo, David pediu respeito. “Se for gritar eu vou gritar mais alto que o senhor. O senhor não é mais homem que eu. Me respeita”.

União – No fim, os dois chegaram ao consenso que vão tentar juntos pacificar o debate e evitar os extremismos da polarização política. David também disse que o que eles têm em comum é a indignação pelos fatos ocorridos, de violência entre apoiadores rivais políticos.

Ausentes - Os deputados estaduais Lucas de Lima (PDT) e Marçal Filho (PSDB) não participaram da sessão integralmente nem mesmo após a proibição da participação deles em programas de rádio, por conta da legislação eleitoral. Os dois que apresentavam programas ao vivo durante o exercício do mandato e compareciam de forma virtual nas sessões ordinárias, não apareceram no Palácio Guaicurus nesta terça-feira (12) e participaram de forma pouco expressiva no compromisso legislativo de ontem.

Politicagem - Servidores de Campo Grande tem se queixado de visitas de candidatos a deputado federal e estadual em unidades de saúde e escolas. Os funcionários estão constrangidos com isso, segundo o vereador André Soares, o Professor André (Rede).

Denunciem! – O vereador destacou a situação durante sessão ordinária na terça-feira (12) e pediu que os servidores façam denúncias ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) em casos de políticos se apresentando como candidatos em locais públicos. O presidente da Câmara, vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSDB), também disse que vai averiguar tais ocorrências.

Homenagens - O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sancionou várias leis de autoria dos deputados estaduais que visam homenagear pessoas dando nome de trechos de rodovias e prédios. Luiz Bernart Neto, pecuarista que faleceu em 2021 de covid-19, Antônio Louza, ex-pastor na Congregação do Porto Caiuá também vítima do coronavírus, o empreiteiro Guilherme Gomes da Silva e o ex-investigador de polícia Olegário Pereira estão entre os homenageados.

Calendário - Também entraram em vigor novas datas para o calendário oficial de Mato Grosso do Sul. O Estado passa a ter o Dia Estadual da Segurança do Paciente, a ser, anualmente, comemorado em 17 de setembro. E ainda passam a valer nas datas estaduais a Semana Estadual de Cuidados Paliativos, todos os anos, no segundo sábado do mês outubro e a Semana de Incentivo à Adoção Tardia, a ser comemorada anualmente na primeira semana do mês de setembro.

Nos siga no Google Notícias