ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Jogo Aberto

Pesquisas animam tucanos que lembram de 2014

Anahi Zurutuza e Jhefferson Gamarra | 05/03/2022 07:00
Secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel. (Foto: Saul Schramm/Arquivo)
Secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel. (Foto: Saul Schramm/Arquivo)

Parâmetro político - Pesquisas qualitativas - para consumo interno - tem deixado animados os dirigentes do PSDB. As consultam mostram que Eduardo Riedel, secretário estadual de Infraestrutura e pré-candidato ao governo, é pouco conhecido, mas se destaca pelas qualidades elencadas pelos entrevistados. A favor dos tucanos, lembram que Reinaldo Azambuja, na campanha de 2014, começou com um dígito e venceu com 55% da votação.

Filho de peixe - De família tradicional da política, o diretor da Sanesul, Walter Carneiro Júnior, parece ter sido picado pela “mosca azul”. Entusiasmado com citações de seu nome em pesquisa eleitoral, pretende ser candidato a deputado federal. E os padrinhos são fortes: governador Reinaldo Azambuja, vice Murilo Zauith, deputado Zé Teixeira e a ministra Tereza Cristina.

UFN3 como palanque – O ex-presidente e pré-candidato no pleito deste ano, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lembrou-se da existência de Mato Grosso do Sul e passou a usar a venda da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3) de Três Lagoas ao grupo russo Acron como tema de campanha política e ataque a atual gestão de Jair Bolsonaro (PL).

Subservientes – Em comunicado enviado à imprensa e divulgado em suas redes sociais, Lula classifica a negociação como um “desmonte da Petrobras”. No entendimento do petista, a venda é extremamente prejudicial ao Brasil, especialmente neste momento de guerra, pois a venda deixaria o Brasil ainda mais dependente do mercado internacional.

Mesma toada – A senadora Simone Tebet, pré-candidata à Presidência pelo MDB, também criticou, nesta tarde, o governo por manter o negócio com a Acron. "Agora, nós ficamos sabendo que a empresa que conseguiu comprar, que é russa, não vai fazer fertilizantes. Ela vai misturar os fertilizantes que compraremos de fora, para se tornarem fertilizantes nitrogenados. Então, agora é a hora de a Petrobras dizer que não vai entregar a fábrica quase pronta (com custo baixíssimo para terminar) a uma empresa que não vai resolver o problema de fertilizantes no Brasil.”

Tudo de novo – Para Simone, o governo federal deveria aproveitar a crise e ir em busca de outro comprador para a UFN3. “Agora é hora de ela [Petrobras] dizer que vai interromper esse contrato, terminar essa fábrica e, aí sim, vender para quem realmente vai produzir fertilizantes”, disse Simone, na tarde de ontem, após encontro com o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna.

Promessa - A Unidade de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras começou a ser instalada em Três Lagoas, cidade natal de Simone, em 2011. Na época, segundo a senadora, a expectativa era de que a produção de fertilizantes poderia reduzir a necessidade de importação pelo Brasil em até 50%. Hoje, o País importa cerca de 85% dos fertilizantes que consome, dos quais 23% são comprados da Rússia, ainda conforme divulgado pela assessoria da parlamentar.

Incentivo – Lei sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja autoriza a divulgação de mensagem incentivando a doação de sangue em todas as competições esportivas e eventos culturais promovidos pelas entidades e órgãos do Governo de Mato Grosso do Sul ou que recebam patrocínio dos cofres estaduais. A sanção foi divulgada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (4).

Repúdio interestadual – O vereador Clodoilson Pires (Podemos) utilizou seu mandato como parlamentar em Campo Grande para enviar uma moção de repúdio a um homem que entrou em surto, após interromper seu tratamento psiquiátrico, e depredar uma igreja na cidade de Táua, sertão do Ceará, cerca de 2.800 quilômetros da Capital sul-mato-grossense.

Motivo? – Como justificativa, o vereador de Campo Grande classificou a ação como uma “clara demonstração de intolerância religiosa”. Porém o descontentamento do parlamentar se deu após perfis de bolsonaristas compartilharem o caso acusando o autor ser contrário aos valores cristãos por ser filiado ao PT do Ceará.

Nos siga no Google Notícias