ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Jogo Aberto

Prefeito terá dia "nervoso" nesta quinta-feira

Edivaldo Bitencourt | 06/11/2014 06:00

Nomes – O PPS deve emplacar o atual presidente, Athayde Nery, na administração de Reinaldo Azambuja (PSDB). Ele foi presidente da Fundação Municipal de Cultura e pode assumir área semelhante na administração estadual. O ex-vereador já faz parte da equipe de transição.

Governo – Outro integrante da equipe de transição, Sérgio de Paula, é cotado para assumir o comando da Casa Civil. Ele foi um dos coordenadores da campanha de Reinaldo e ficou responsável pela articulação com o interior.

Educação – A vice-governadora Rose Modesto também terá papel ativo na nova gestão. Integrante da equipe de transição, ela pode assumir a Secretaria Estadual de Educação ou até o comando da Assistência Social.

Tensão – O prefeito da Capital, Gilmar Olarte (PP), tem um dia decisivo na Câmara Municipal. Os vereadores resistem a aprovar o reajuste de 18% no IPTU de 2015. O índice é três vezes à inflação acumulada nos últimos 12 meses.

Missão – Aprovar o índice do tributo é a primeira grande missão do novo líder do prefeito, Edil Albuquerque (PMDB). Ele reassumiu o mandato e com a espinhosa missão de controlar a rebelião na base aliada, que, teoricamente, tem maioria para aprovar qualquer projeto no legislativo.

No vermelho – A campanha de Nelsinho Trad (PMDB) fechou no vermelho, com uma conta de R$ 636 mil para pagar. Em terceiro na disputa do Governo do Estado, ele deverá contar com apoio do PMDB nacional para quitar o débito.

Curto circuito – Um ventilador, na entrada do gabinete do prefeito, teve um curto circuito no final da tarde de ontem. Só não houve danos maiores porque um funcionário cortou os fios e evitou a propagação do fogo na sala.

Impasse – A reunião entre o prefeito e os professores foi tensa. Durante entrevista, Olarte bateu na mesa várias vezes e insistiu, mais de uma vez, que precisa ter voto de confiança do magistério. Ao ser questionado sobre os gestos, o progressista alegou que estava muito motivado.

Greve – Os professores decidiram manter a greve na rede pública. Em assembleia geral na ACP hoje, eles devem ratificar a mobilização e vão pressionar o prefeito a conceder o reajuste de 8,46% retroativo a outubro e imediatamente. A paralisação pode prejudicar 94 mil estudantes e ocorre após 14 anos.

Desfalque – O senador Delcídio do Amaral (PT), derrotado no segundo turno, foi o único desfalque na reunião de Reinaldo com a bancada federal em Brasília. Os outros dois deputados federais do PT compareceram ao encontro e prometeram apoio.

(colaboraram Filipe Prado e Ludyney Moura)

Nos siga no Google Notícias