ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Jogo Aberto

Presidente do TJ quer “trocar” data do aniversário da Capital

Anahi Zurutuza e Jhefferson Gamarra | 30/06/2022 06:00
Ofício enviado pelo presidente do TJMS ao presidente da Câmara (Foto: Reprodução)
Ofício enviado pelo presidente do TJMS ao presidente da Câmara (Foto: Reprodução)

Mais essa – O presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), Carlos Eduardo Contar, resolveu incluir mais uma polêmica em sua coleção. Desta vez, ele quer “mudar” a data do aniversário de Campo Grande. Nesta semana, o desembargador enviou ofício à Câmara cobrando a comemoração dos 150 anos da “fundação” da cidade, em 21 de junho.

Como? – Era 21 de junho de 1872 quando o mineiro de Monte Alegre, José Antônio Pereira, chegou com sua comitiva neste “grande campo” e se estabeleceu na confluência dos córregos Prosa e Segredo. Daí o motivo para Contar “registrar o retumbante silêncio” em relação à data e cobrar a divulgação. Campo Grande, contudo, só se tornou cidade em 26 de agosto de 1899, quando com a resolução 225, o Governo de Mato Grosso criou o município, que fará 123 anos em 2022.

Resposta – O presidente da Câmara, Carlos Augusto Borges (PSB), respondeu ao ofício argumentando que não há motivo para o Legislativo promover a divulgação do aniversário em data diferente que a da fundação do município. Ele lembrou que 26 de agosto “dá nome a rua, escola, unidade de saúde, edifício, marca inaugurações de obras públicas (obelisco, por exemplo), espaços públicos” e é inclusive feriado municipal.

Aniversário – Quem está prestes a fazer aniversário é a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul. No dia 1º de Julho, o órgão vai comemorar 40 anos de existência. A defensora pública-geral, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, destaca que em quatro décadas, a Defensoria avançou muito na assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade, uma vez que hoje oferece atendimento presencial e on-line, além de ir até os locais onde estão os “juridicamente necessitados”, com o programa Van dos Direitos.

Pegando um bonde – Diante do cenário de crise que envolve o transporte público, Prefeitura de Campo Grande decidiu vetar totalmente o projeto de lei 10.666, de autoria dos vereadores Vitor Rocha e Sandro Benites, que pretendia dar gratuidade no transporte coletivo às pessoas com hemofilia ou moléstias hemorrágicas hereditárias, na Capital.

Rumo ao tri – Com visita à Campo Grande agendada para a manhã de hoje (30), o presidente Jair Bolsonaro (PL), receberá seu terceiro título de visitante ilustre da Câmara Municipal. Nesta passagem a congratulação foi sugerida pelo vereador Sandro Benites (Patriota). Em abril do ano passado, a mesma honraria ao presidente foi concedida pelo vereador Tiago Vargas (PSD).

Precursores – O primeiro título de visitante ilustre da Câmara Municipal de Campo Grande, endereçado ao atual presidente foi em 2016, quando Bolsonaro ainda era deputado federal pelo Rio de Janeiro. A honraria foi proposta pelos vereadores Roberto Durães e Paulo Siufi. À época, já com pretensões presidenciais, Bolsonaro participou do lançamento da candidatura de Coronel David à prefeitura da Capital, pelo PSC.

Promovidos – A secretária-adjunta de Saúde, Christinne Maymone, e o secretário-adjunto de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Ricardo Senna, ganharam um upgrade nos salários. Os dois foram exonerados e nomeados em outros cargos, na edição de ontem do Diário Oficial do Estado. A remuneração fixa, que era de R$ 11.004,24, passará a ser de R$ 17.063,82, conforme a tabela remuneratória disponível no Portal da Transparência.

Habeas corpus – Famoso na Justiça, o gato Frajola, adotado por moradores do Residencial Mangaratiba, Bairro Tiradentes, em Campo Grande, e reconhecido judicialmente como um animal comunitário, teve de recorrer ao Judiciário novamente para poder circular livremente pelo condomínio. De acordo com o pedido, a administração do residencial quer proibir o animal de entrar no Bloco J. Na nova ação, Frajola, através de seus advogados Bruno Eduardo Ferreira Souza e Pablo Neves Chaves, quer ter confirmado o direito de “livre locomoção e alimentação”.

Palestra - Criminalista nacionalmente conhecido, Alberto Toron dará palestra na Faculdade Insted, em Campo Grande, na sexta-feira (1º). O advogado, que atuou em processos da  Lava Jato e na acusação contra Suzane Richthofen, falará sobre a evolução do sistema processual penal. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. A faculdade fica na Rua 26 de Agosto, 63.

Nos siga no Google Notícias