ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Jogo Aberto

Pressionados, jurados pediram "proteção"

Marta Ferreira e Leonardo Rocha | 26/11/2019 06:00
Vidro em "L" foi instalado nas salas do tribunal do júri, onde são julgados réus por crime contra a vida em Campo Grande. (Foto: Divulgação)
Vidro em "L" foi instalado nas salas do tribunal do júri, onde são julgados réus por crime contra a vida em Campo Grande. (Foto: Divulgação)

Expostos – A decisão da Justiça de colocar proteção de vidro para as salas do tribunal do júri em Campo Grande teve a ver com manifestação dos próprios integrantes dos conselhos de sentença. Parte deles se sentia “pressionada” pela plateia, muitas vezes levadas por acusados de crimes, como foi no caso do policial rodoviário federal Ricardo Moon, condenado pela morte do empresário Adriano Adriano Correia do Nascimento, em maio deste ano.

Polêmica – A parede de vidro instalada nas salas do júri provocou debate entre juristas. Foi assunto, inclusive do site Consultor Jurídico, especializado na área do Direito. Tem advogado que acha que os jurados terão dificuldade de ouvir, mas os defensores da medida dizem ser apenas umaa proteção, com acústica assegurada, que não atrapalha em nada o andamento dos julgamentos.

Outros estados - Segundo a coluna apurou, em outros estados, já existe algum tipo de medida do tipo. No Rio de Janeiro, os jurados ficam um nível abaixo da plateia, por exemplo.

Decisão – Quase dois meses depois de preso, o empresário Jamil Name, 80 anos, aguarda para hoje decisão importante na tentativa de sua defesa de tirá-lo da prisão. A primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça julga habeas corpus em que o advogado Renê Siufi pede que seja deferida, pelo menos, a prisão domiciliar.

Saúde frágil – Assim como em todas as tentativas anteriores de liberar Jamil Name, acusado de comandar organização criminosa dedicada a execuções de inimigos, a alegação é que o empresário é idoso e tem problemas de saúde que o impedem de ficar preso. Name está no presídio federal de Mossoró, a mais de três mil quilômetros de Campo Grande, desde 12 de outubro.

Contatos – O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, como parte das iniciativas para divulgar o Estado em outros países, apareceu em entrevista no veículo The Report Company. O órgão tem sedes na Espanha e em Hong Kong, com circulação mundial.

Potencialidades – Além do governador tucano, a publicação também traz declarações do secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel. O secretário destacou, também, as potencialidades para investidores internacionais na economia de MS.

Arejou - O presidente regional do PSDB, Sérgio de Paula, afirmou nesta segunda-feira que está confiante na nova direção nacional do partido, por entender que agora vai se ouvir mais a população e a base, antes de tomar as decisões. "As definições precisam ser de fora para dentro, antes se fazia de dentro para fora. O Bruno (Araújo) é uma cara jovem, com novas ideias, que possui esta mentalidade".

Li - De Paula também defendeu que o partido precisa apresentar um projeto para o País, que traga soluções para reduzir o desemprego e melhorar a economia. Chegou a citar como exemplo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Exemplo - "Tem que falar com a população, o Lula tinha perdido várias eleições, quando falou o que a população precisava, conseguiu ganhar", argumentou De Paula. "Temos que fazer este contato com o povo", completou.

Nos siga no Google Notícias