ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Jogo Aberto

Reunião discute segurança de delegados

Ângela Kempfer e Marta Ferreira | 03/10/2019 06:00
Apreensão de arsenal que seria da família Name deu início à investigação no Garras sobre milícia armada. Na foto, os delegados responsáveis pela ação, João Paulo Sartori e Fábio Peró. (Foto: Arquivo)
Apreensão de arsenal que seria da família Name deu início à investigação no Garras sobre milícia armada. Na foto, os delegados responsáveis pela ação, João Paulo Sartori e Fábio Peró. (Foto: Arquivo)

Providências - As ameaças feitas por integrantes de grupo de extermínio em Campo Grande contra o delegado Fábio Peró, titular do Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assalto e Sequestro), que investigou grupo suspeito de execuções na cidade, serão investigadas pela Polícia Civil. De Brasília, onde estava nesta quarta-feira (2) o delegado-geral, Marcelo Vargas Lopes, disse retorna hoje e vai marcar reunião para ter outros detalhes sobre o caso.

Risco inerente - “É uma atividade de risco que já importa nessas consequências, mas ele [delegado] tem toda a estrutura [da polícia] à disposição dele”, comentou. Segundo Vargas, na reunião prevista devem definir quais ações serão tomadas sobre o assunto. “Não só em relação a segurança dele, mas tomada de providências com referência à ameaça. Se existiu vamos instaurar procedimento próprio para apurar esses fatos”, finalizou.

Melhor não - Os promotores do Gaeco(Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) foram procurados pelo Campo Grande News para falar sobre as investigações que levaram à prisão dos empresários Jamil Name e Jamil Name Filho, suspeitos de chefiar um grupo de extermínio com mais 18 pessoas, mas preferiram, por ora, não se manifestar. A alegação é de que o silêncio, no momento, preserva as investigações. 

"Vai mudar" - Instado a comentar o envolvimento de 7 guardas civis municipais com a organização criminosa apontada como responsável por ao menos 8 mortes em dez anos, o secretário especial de Segurança e Defesa Social de Campo Grande, Valério Azambuja, ex-policial federal aposentado, admitiu que o salário baixo, em torno de R$ 1,5 mil segundo ele, deixa os agentes vulneráveis ao assédio do crime. E previu que a aplicação do plano de cargos e carreiras, a partir de 2020, vai contribuir para mudança desse quadro.

Salário e condições - Conforme o secretário, a partir do ano que vem, o vencimento "vai dobrar", com as alterações feitas. Na visão dele, com remuneração melhor e mais condições de trabalho, incluindo equipamentos novos e mais veículos, além de capacitação, fica mais fácil ter uma tropa menos suscetível às ofertas de trabalhos ilegais.

Na Capital - O deputado Pedro Kemp (PT) esteve no Hospital Regional de Campo Grande para verificar a situação financeira do local, após audiência pública na Assembleia. O petista disse que recebeu boas notícias da direção. Segundo ele, a unidade deve equilibrar as contas até o final do ano, já que teve um acréscimo no orçamento. "Posso dizer que sai satisfeito do local, após recebermos notícias que não eram tão positivas".

No Sul... - Já no Hospital Regional de Dourados, a situação continua mal, diz o deputado José Carlos Barbosa (DEM). “Não basta apenas aumento de recursos por parte do Estado. Temos que fazer uma análise técnica e crítica sobre a situação ", disse o democrata, que é líder do Governo.

Arrastão - O Procon promete um “arrastão de orientações” nesta quinta-feira. O órgão quer sensibilizar micro e pequenos comerciantes do Centro sobre o Programa “Procon Legal, Comércio Legal”, criado para melhor a relação com os clientes.

Sem multa - O principal ponto a ser visitado é a Rua 14 de Julho, mas o Procon garante que não há motivo para preocupação. “A ação não tem objetivo de fiscalizar, somente de orientar, divulgou o Procon.

Reparos - O governador Reinaldo Azambuja sancionou ontem lei que obriga concessionárias de energia, de água, empresas de internet ou telefonia a repassarem aos clientes, antes da visita, a identidade do funcionário que vai realizar o trabalho. A informação deve chegar até 1h antes do serviço.

Nos siga no Google Notícias