A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017


  • Jogo Aberto
  • Jogo Aberto

    jogoaberto@campograndenews.com.br


11/02/2016 06:00

Secretário diz que Prefeitura manterá contrato do lixo

Waldemar Gonçalves

Contrato do lixo – A Prefeitura de Campo Grande convocou a imprensa para mostrar, nesta quinta-feira (11), resultado de uma espécie de auditoria feita junto à Solurb, concessionária da coleta de lixo da cidade. Contrariando discursos raivosos que sugeriam até o rompimento da concessão, o fato é que o prefeito, Alcides Bernal (PP), não deverá mexer no contrato, que tem mais 22 anos pela frente.

Balanço – Pelo menos é o que diz o secretário municipal de Planejamento, Finanças e Controle, Disney Fernandes. Ele garante que “em nenhum momento será questionado o contrato com a empresa”. Segundo o secretário, a agenda de hoje trata-se de uma “apresentação de balanço” sobre a qualidade do serviço prestado pela empresa.

Sem transparência – Já o advogado da Solurb, Ary Raghiant, sustenta ter havido falta de transparência por parte da Prefeitura no trato do tema. Tanto que a concessionária, em tese integrante da comissão criada para auditar o trabalho, não sabe do resultado. Apenas foi chamada, assim como jornalistas, a participar da apresentação, na manhã desta quinta.

Check up – Ao autorizar, pela segunda vez de janeiro para cá, que José Carlos Bumlai deixe a carceragem da PF em Curitiba e vá a um hospital fazer exames, o juiz Sérgio Moro já indicou que não pretende permitir novas saídas. Mandou os advogados agendarem uma bateria de exames médicos no pecuarista sul-mato-grossense.

Pessoal da área – Bernal deve inaugurar nesta quinta-feira (11) a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) das Moreninhas. O presidente da Câmara Municipal, João Rocha (PSDB), no entanto, não deve comparecer ao evento. Delegará a representantes da região, como os vereadores Chiquinho Telles (PSD) e Coringa (PSD), a missão de representar o legislativo na ocasião.

Na caixa – Há cinco meses encaixotado aguardando instalação, um aparelho de ultrassom adquirido inicialmente para o Hospital da Mulher deverá funcionar na nova UPA. Um dos que lembraram sobre o aparelho parado foi Telles. Se de um lado ele discursa em tom de alerta sobre os problemas do município, de outro parabenizou a Prefeitura por, enfim, concluir a UPA.

Tema prioritário I – Reforma de pontes e em estradas no interior de Mato Grosso do Sul, além de ações de contenção de enchentes, são os principais temas de indicações apresentadas neste começo de ano por deputados estaduais ao governo estadual. Atualmente, 34 cidades do Estado decretaram situação de emergência em função de estragos causados pelas chuvas.

Tema prioritário II – Entre os pedidos está a reforma urgente da rodovias MS-386, que liga Ponta Porã e Amambai, assim como a MS-156, entre Amambai e Dourados, a MS-286, desde a cidade de Aral Moreira, e a MS-368. Estas, sugeridas por Felipe Orro (PDT). Já Onevan de Matos (PSDB) requisitou a construção de um vazante no leito da rodovia MS-376, em Fátima do Sul, para conter a enchente no município.

Evolução – Para o arcebispo de Campo Grande, dom Dimas Lara Barbosa, o Brasil tem evoluído quando se trata de combater a corrupção. A chamada Lei da Ficha Limpa, por exemplo, ganhou tanto destaque junto à população que até virou "jargão" popular, diz ele. Ainda na avaliação do líder católico, este combate à corrupção que ocorre hoje no País é reflexo de conquistas de anos trás. "Desde a época do mensalão, a sociedade se mobilizou e trouxe bons resultados".

Interesse social – Dom Dimas apresentou ontem a Campanha da Fraternidade de 2016, cujo tema é saneamento básico, mas, por conta da epidemia de dengue, em Campo Grande as ações serão também de combate ao mosquito Aedes aegypti. Comentando sobre a relação da Igreja Católica com o Governo Federal, o líder religioso ressaltou que seus pedidos à União sempre envolvem questões de interesse para toda a sociedade.

(com a redação)

Só praças estão presos por cobrar propina
Só praças – A investigação sobre o envolvimento de policiais militares com a “Máfia do Cigarro” indica que, por ora, não há oficiais entre os policia...
Pezão pede dica a Reinaldo sobre dívida
Pedido de ajuda - Ao anunciar ontem o depósito do décimo-terceiro salário dos servidores, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) reforçou o discurso d...
Após "perder" cargo, deputado muda o tom
Mudou – Antes cotado para assumir uma secretaria do governo do Estado, o deputado Coronel David (PSC) está agindo ultimamente como oposição ao Govern...
Reinaldo apoia crescimento dos evangélicos
Decisão divina - Palestrante principal do Fórum Evangélico realizado nesta segunda-feira em Campo Grande, a cantora e pastora Damares Alves disse que...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions