ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Jogo Aberto

Sentença sobre “bosta” deixa juiz de MS conhecido no País

Marta Ferreira e Gabriel Neris | 13/01/2020 06:00
Participante de "air soft" sofreu ferimento no rosto durante atividade, no fim de semana. (Foto: Direto das Ruas)
Participante de "air soft" sofreu ferimento no rosto durante atividade, no fim de semana. (Foto: Direto das Ruas)

Famoso – A sentença “sui generis”, na qual considera que a palavra “bosta” pode até ser referência de elogio, deixou conhecido nacionalmente o juiz Caio Márcio de Britto, atuante em Dourados, a 233 quilômetros de Campo Grande. É só fazer pesquisa no Google, principal ferramenta de buscas da internet, para ver conteúdo sobre o despacho de norte a sul do País.

Silêncio - Diferente de outras situações envolvendo a classe, Caio Márcio de Britto não suscitou a defesa de seus pares, mesmo tendo sido alvo de inúmeras palavras ofensivas no "tribunal virtual" em razão da absolvição do rapaz preso por desacato e resistência a guardas municipais. As entidades representivas dos magistrados preferiram se calar.

Quem é – O magistrado está na Justiça Estadual desde 2001. É doutor em Ciências Jurídicas por uma faculdade da Argentina e também professor universitário em Dourados.

Memória - Já trabalhou em Campo Grande, onde uma de suas decisões polêmicas foi mandar transferir para “lugar adequado”, no fim de 2017, o "Maníaco da Cruz". O jovem ficou conhecido em todo o País depois de assassinar três pessoas, em 2008, e deixar os corpos em formato de crucifixo, quando ainda era adolescente.

O que deu? - À época, o rapaz estava no Instituto Penal de Campo Grande, na ala destinada aos internos com alguma doença, entre eles os pacientes psiquiátricos. A determinação de Caio Márcio acabou sendo derrubada e o “Maníaco” até hoje segue no sistema prisional estadual, mesmo já tendo cumprindo a punição pelas mortes.

Preocupação – Responsável pela saúde pública de Campo Grande, o secretário José Mauro Castro comentou neste domingo em seu Facebook resultado de pesquisa sobre o fato de a maconha não ser tão inocente como pregam os defensores do “legalize, já”. “Acaba de sair estudo revisando o impacto a longo prazo do uso de maconha em 23 mil adolescentes, publicado numa das melhores revistas de psiquiatria do mundo”, escreveu.

Dados – Conforme o secretário postou, o levantamento concluiu que adolescentes usuários de maconha, em comparação com adolescentes não usuários, tiveram risco 37% maior de desenvolver depressão na idade adulta, risco 50% maior de ideias suicidas e risco de tentativa de suicídio triplicado na vida adulta.

Antídoto – Ainda citando a pesquisa, o secretário anota que este é um importante problema de saúde pública, que deve ser “adequadamente abordado pelas políticas de saúde pública”. Segundo o argumento defendido pelos estudiosos, e replicado por José Mauro, ortopedista de formação, as políticas de prevenção devem “educar os adolescentes a desenvolver habilidades para resistirem à pressão do grupo para usarem drogas”.

Fogo amigo - O airsoft, simulação de operações militares com armas de pressão, criou confronto dentro e fora do jogo em Campo Grande. Praticantes reclamam da utilização de espaço público e sem a autorização devida, além da falta de ambulância para casos de imprevisto.

Susto - Segundo participante de grupo, a brincadeira no Centro de Belas Artes,  obra pública parada há mais de vinte anos. No fim de semana, um participante precisou de socorro depois de cair e machucar o lábio superior. Não havia autorização para a utilização, conforme informado à coluna.

Visita - O atacante Michael, ex-Goiás e agora rubro-negro, passou o fim de semana em Campo Grande antes de embarcar para o Rio de Janeiro, onde assinará contato com o Flamengo. O empresário Eduardo Maluf é quem cuida da carreira do jogador. No Instagram, Michael descreveu que a visita a empresa gerenciada por Maluf renova a “parceria de trabalho” entre os dois.

Nos siga no Google Notícias