ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Jogo Aberto

Temer frustra "sonho" de deputados do PT em MS

Edivaldo Bitencourt | 30/05/2015 07:00

Cobiça – Petistas históricos começaram a tirar do papel o sonho de ficar em cargos federais ocupados por peemedebistas há décadas em Mato Grosso do Sul. Um dos alvos é órgãos de pastas comandadas pelo PMDB no nível federal, como o Ministério da Agricultura.

Porta na cara – A primeira tentativa não teve sucesso. Os deputados federais Zeca do PT e Vander Loubet trataram do assunto com o vice-presidente da República, Michel Temer, responsável pela articulação política do Governo federal. Eles foram repetir a denúncia de que peemedebistas trabalharam para o tucano Aécio Neves no Estado.

Foco – Com o Governo precisando dos votos do Congresso Nacional para aprovar o pacote de ajuste fiscal, Temer avisou que o importante é o presente. Ou seja, Dilma Rousseff (PT) dará cargos – e até para integrantes da oposição – para ter apoio na Câmara e no Senado.

Até morto – Zeca do PT não se conforma com a atual estrutura dos cargos federais em Mato Grosso do Sul. O petista contou que até chefes indicados por mortos continuam na chefia de órgãos federais no Estado, como seria o caso de Nelson Trad e Ramez Tebet.

Decisivo – O senador Delcídio do Amaral (PT), líder do Governo, terá papel decisivo na definição dos ocupantes de cargos federais. No entanto, como a semana foi difícil e trabalhosa com a conclusão da votação da primeira etapa do ajuste fiscal no Senado, ele pretende começar a discutir os nomes na próxima semana.

É o fim de semana – O prefeito da Capital, Gilmar Olarte (PP), terá um fim de semana decisivo para impedir a criação da Comissão Processante na Câmara Municipal. Só após a votação de terça-feira, na Câmara Municipal, o progressista começa a definir a nova estrutura administrativa. A base aliada terá a missão de impedir a investigação.

Independentes – Como a votação será aberta, os “independentes” serão obrigados a mostrar a cara na terça-feira. Ou seja, Olarte e a oposição vão ficar sabendo quem está do lado de quem já que todo mundo será obrigado a descer do muro. A comissão precisa de 20 votos para ser criada.

Factóide – Não passou de boato e especulação a vinda da presidente da República, Dilma Rousseff (PT) ao Estado neste sábado. Chegou a ser anunciado que a petista viria inaugurar unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida em Anastácio.

Acesso – A defesa do prefeito Gilmar Olarte ingressou com pedido para ter acesso a todas as gravações telefônicas feitas pelo Gaeco. O pedido foi feito pela defesa na ação que tramita no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

Reintegrado – Ricardo Emanuel Castro voltou a ser secretário municipal adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Ele tinha sido exonerado pelo prefeito. No entanto, como a reforma não saiu do papel, ele voltou a integrar a administração municipal.

(colaboraram Juliana Brum e Lidiane Kober)

Nos siga no Google Notícias