ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  01    CAMPO GRANDE 25º

Jogo Aberto

Tour pelo Bioparque Pantanal termina com sobá na "feirona"

Anahi Zurutuza, Gabriela Couto e Adriel Mattos | 24/03/2022 06:00
Na mesa, Vander Loubet degusta sobá e em pé, governador Reinaldo Azambuja escolhe o que vai comer. (Foto: Direto das Ruas)
Na mesa, Vander Loubet degusta sobá e em pé, governador Reinaldo Azambuja escolhe o que vai comer. (Foto: Direto das Ruas)

Ninguém é de ferro – O governador Reinaldo Azambuja foi atração terça na Feira Central de Campo Grande. Sua mesa farta de sobá, isca de carne, arroz carreteiro e pastel foi compartilhada com o secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, Carlos Alberto Assis, presidente da Agems (Agência de Regulação), o deputado federal Vander Loubet (PT) e Flávio César (adjunto de governo). Antes, a comitiva vistoriou detalhes finais da obra do Bioparque Pantanal, antigo Aquário, que será inaugurado na segunda, 28.

Coisa de política – Após anos no partido e se tornar “a cara do PDT” em Mato Grosso do Sul, o deputado federal Dagoberto Nogueira corre o risco de ter que trocar de legenda. Se confirmar a saída, o caminho “natural” será o PSDB, já que o parlamentar vai para a campanha defender a eleição de Eduardo Riedel para o governo do Estado.

Empecilho eleitoral – A “curva do rio” para as pretensões eleitorais de Dagoberto está na formação da chapa proporcional. Precisa ter candidatos com potencial de votos para, na soma final, ter pelo menos 160 mil votos na legenda e eleger 1 deputado federal. Nas contas de Nogueira, faltam dois nomes para fechar a chapa. “Acho que vou conseguir”, diz com esperança.

No barco tucano - Inelegível por decisão do Tribunal Estadual de Justiça, o ex-governador Zeca do PT, recorreu e espera julgamento de recurso no STJ para entrar na campanha eleitoral. Nos bastidores, no entanto, é cada vez mais forte a informação de que seu partido vai integrar o arco de alianças do PSDB, que tem como candidato Eduardo Riedel.

Fumaça – Vander Loubet, deputado federal do PT e sobrinho do ex-governador, tem sido visto ao lado dos tucanos. Na terça-feira, por exemplo, era um dos convidados para a mesa do governador e Eduardo Riedel num jantar oferecido para autoridades na Feira Central.

Desistiu - O secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, desistiu de disputar as eleições deste ano. Ele era cotado para a vaga de deputado federal pelo novo partido da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o PP.

Plano B – O economista já tem seu plano B. Pretende ficar no governo até 31 de dezembro, quando termina o mandato do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e depois, ir para São Paulo e aceitar convite para trabalhar numa multinacional.

Pé na estrada – Em campanha para tentar voltar ao governo do Estado, André Puccinelli (MDB) continua seu périplo pelo interior. De hoje até sábado (26), visita seus correligionários em Guia Lopes da Laguna, Jardim, Bonito, Bodoquena e Miranda.

Como assim? – A Semed (Secretaria Municipal de Educação) foi pega de surpresa com o projeto de lei do vereador Riverton de Souza (PSD) que cria o Índice Municipal de Educação Inclusiva, a fim de medir o grau de adaptação para atendimento à pessoa com deficiência nas escolas municipais. Técnicos da pasta questionam a medida.

Mudou de ideia? – Servidores que falaram com a coluna até lembraram que Riverton era membro do Conselho Municipal de Educação e criticava propostas consideradas irrelevantes. Para eles, o vereador agora trouxe ideia que pouco acrescenta, uma vez que o Ministério da Educação já aplica todo ano as provas do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), método para aprimorar políticas educacionais. Além disso, o governo federal já está implantando o Índice Nacional de Inclusão, em parceria com o Instituto Olga Kos.

Nos siga no Google Notícias