ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Jogo Aberto

Tropa federal é esperada com ansiedade em área de tensão

Ângela Kempfer e Marta Ferreira | 17/01/2020 06:00
Equipes de polícia em área de confronto de Dourados: reforço da Força Nacional de Segurança chega no fim de semana. (Foto: Divulgação/Cimi)
Equipes de polícia em área de confronto de Dourados: reforço da Força Nacional de Segurança chega no fim de semana. (Foto: Divulgação/Cimi)

Intervenção - A tropa da Força Nacional de Segurança destinada pelo Ministério da Justiça ao município de Dourados, onde índios e sitiantes entraram em confronto há duas semanas, tem previsão de chegar ao Estado no domingo. A mobilização começa no sábado, em Brasília.

Por favor - O reforço no policiamento é aguardado com ansiedade, dos dois lados. A defensora pública da União Daniele Osório, responsável por solicitação para envio da Força Nacional afirmou à coluna que a situação na região "é de conflito".

Necessidade - Daniele afirmou, ainda, que o levantamento feito é de que é preciso investimento em policiamento preventivo suficiente para garantir a segurança de índios e dos proprietários de áreas vizinhas. "Por isso fizemos o pedido de envio da Força Nacional", afirmou.

Trâmite - O governo do Estado fez o mesmo solicitação e o Ministério da Justiça autorizou nesta quinta-feira o envio da tropa por período de seis meses  na região. No fim desse período, se não houver outra solicitação, o reforço acaba, alerta o órgão federal na publicação oficializando a situação.

Subindo o morro - A equipe do 1º Batalhão da Polícia Militar anda animada. Nesta sexta-feira (17), faz uma “Marcha no Morro do Ernesto”. "A finalidade é estimular a prática da atividade física dando atenção especial a sua saúde", justificam os organizadores.

Tempos de glória - Pesquisa mostra que o número de salas de cinema no Brasil ultrapassou o auge da era da pornochanchada, na década de 1970. E Mato Grosso do Sul tem sua lá sua contribuição.

Telona no interior - O novo shopping de Três Lagoas ganhou 4 salas da rede Cinépolis este ano. Mas o crescimento ainda é tímido. Atualmente são 3.505 no Brasil e há 45 anos eram 3.276 registradas.

Cobre de um lado - O trabalhador brasileiro ganhou uma graninha extra depois da criação do saque imediato de R$ 500 do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, mas muita gente pagou o preço com o Seguro Desemprego atrasado.

Descobre do outro - O problema é que, durante o cruzamento de dados, realizado antes da liberação do benefício, o sistema acusa movimentação do Fundo de Garantia e barra o pagamento que quem foi demitido sem justa causa.

Sem solução - A retenção de macas do Corpo de Bombeiros em hospitais segue como problema cotidiano. As pessoas socorridas ficam esperando vaga enquanto o material e, enquanto isso, o material essencial ao atendimento dos militares não é devolvido. Entre eles, é comum usar termos como "captura" para conseguir as padiolas de volta.

 

Nos siga no Google Notícias