ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, TERÇA  09    CAMPO GRANDE 22º

Jogo Aberto

Vereador quer que jovens de Campo Grande aprendam mandarim

Por Milena Frahia e Jhefferson Gamarra | 09/12/2025 06:00

Falta de informação? – Em reunião da Frente Parlamentar da Rota Bioceânica, o vereador Maicon Nogueira (PP) destacou que é preciso ampliar fóruns e encontros sobre o corredor bioceânico, porque, na visão dele, os moradores de Campo Grande ainda conhecem pouco sobre a Rota.  “Não estou falando só de gente que vive nos bairros, na luta diária para viver. Estou falando de geradores de emprego e empresários do Estado. Não sabem dizer o impacto e os desafios dessa rota”, comentou.

Falando chinês – Maicon também defendeu que é “urgente” que os jovens da Capital aprendam novas línguas para lidar com o contexto mais intercultural que Mato Grosso do Sul deverá viver nos próximos anos. “Precisam aprender inglês, espanhol, quem sabe até guarani e mandarim?”, afirmou o vereador.

Novo domínio e mistério – Dias após aprovar a transformação em SAF e profissionalizar suas campanhas e publicações nas redes sociais, o Operário adotou um novo domínio oficial: galodamassa.com.br. A mudança veio acompanhada de uma promessa de surpresa para a torcida. No novo site, o clube mantém uma contagem regressiva e divulga a mensagem: “Algo especial está chegando para a torcida do Galo. Fique de olho: dia 19/12/2025, às 19h, uma nova era começa”. Tudo indica que o anúncio esteja relacionado a mudanças no modelo de sócio-torcedor do clube.

Vereador quer que jovens de Campo Grande aprendam mandarim
Post feito pela direção do Galo

De MS - O presidente Lula nomeou oficialmente ontem a desembargadora sul-mato-grossense Jaceguara Dantas da Silva para o cargo de conselheira do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), com início previsto para 1º de fevereiro de 2026. Antes, o nome dela havia sido defendido para o STF (Supremo Tribunal Federal), por ser mulher negra. Mas nesse caso não adiantou nem campanha local para fazer o nome dela vingar.

Currículo - Mestre e doutora em Direito Constitucional, Jaceguara possui experiência como advogada e procuradora de justiça e, no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), preside a 5ª Câmara Cível, integra a 4ª Seção Cível, atua na Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e compõe a Comissão Recursal de Heteroidentificação. No CNJ, terá a missão de contribuir para o aperfeiçoamento do sistema judiciário, especialmente no controle e na transparência administrativa, financeira e disciplinar.

É bi - A Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) conquistou, pela segunda vez consecutiva, o Selo Ouro no ranking nacional do Radar da Transparência Pública, promovido pela Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas). A Casa, que havia evoluído do nível Básico para o Elevado entre 2022 e 2023, alcançou o Selo Ouro em 2024 e agora segue o mesmo padrão de transparência ao repetir o desempenho de destaque na edição de 2025.

Grato - “A Alems passa a ser um dos principais órgãos públicos em transparência e receber esse Selo novamente é uma honra para nós, que podemos viver esse momento. Que possamos continuar nesse ritmo de trabalho”, comemorou o presidente Gerson Claro (PP), que está à frente da Mesa Diretora nos últimos dois biênios.

Ameaça de morte - A deputada estadual Gleice Jane (PT) passou o dia de ontem recebendo mensagens de apoio depois de sofrer ameaça de morte. E não foi só as mulheres da política que demonstraram solidariedade. O deputado Pedro Kemp e o vereador Jean Ferreira, também petistas, postaram a revolta nas redes sociais diante do ocorrido. A parlamentar registrou boletim de ocorrência na noite de sábado (6), após receber ameaça de morte por WhatsApp em seu número pessoal

Blusinhas - Uma pesquisa do Instituto Locomotiva mostra que a chamada taxa das blusinhas praticamente não afastou os consumidores brasileiros das plataformas internacionais de varejo. Só um em cada dez entrevistados disse ter abandonado esses sites após a cobrança entrar em vigor. A maior parte, 52%, manteve o ritmo de compras ou até aumentou o volume.

Econômicos -Já 37% continuaram comprando, porém em quantidade menor. O estudo, encomendado pela ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), ouviu 2.500 pessoas entre 12 e 19 de novembro e aponta que, desde agosto de 2024, produtos de até 50 dólares passaram a ter cobrança de 20%, enquanto importações de até 3 mil dólares enfrentam alíquota de 60%. Entre os que deixaram de comprar, 14% pertencem às classes A e B e 11% às classes C, D e E.