ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Jogo Aberto

Vírus mostra “face fatal” em dia de luto para MS

Anahi Zurutuza, Maristela Brunetto e Leonardo Rocha | 01/04/2020 06:00
Geraldo Resende na hora do anúncio oficial da primeira morte em MS (Foto: Liniker Ribeiro)
Geraldo Resende na hora do anúncio oficial da primeira morte em MS (Foto: Liniker Ribeiro)

Pesar – O secretário de Saúde, Geraldo Resende, anunciou com pesar a primeira morte causada pela Covid-19 no Estado, e a senadora Simone Tebet (MDB) também logo se manifestou. “Com pesar, tomo conhecimento da primeira morte por coronavírus em Mato Grosso do Sul. Deixo meu pesar à família e amigos da senhora de Batayporã, que estava internada em Dourados”, lamentou a parlamentar em nota sobre a morte de Eleuzi Silvia Nascimento, de 64 anos.

União – Para a senadora, mais do que nunca, o povo sul-mato-grossense tem de se unir. "Infelizmente, o vírus começa a mostrar sua face fatal em nosso Estado. É hora de união para combater esse inimigo invisível e poderoso".

Luto - A terça-feira também foi de luto para familiares e amigos de Kiko Cangussu, nome conhecido no Estado. Durante a entrevista coletiva, que tem sido rotina, o ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM), despediu-se do amigo, encontrado morto eu seu apartamento na segunda-feira (30). O ministro lembrou que os dois eram amigos, que Kiko foi seu assessor parlamentar, ajudando-o. Lamentou não ter podido socorrê-lo.

Sem protocolo - Mandetta respondeu diversas perguntas, embora tenha sido dito pela organização da coletiva, que teve a presença dos ministros da Justiça, Sérgio Moro e Paulo Guedes, da Economia, que não seriam permitidos questionamentos depois da apresentação do boletim da pandemia.

Lembranças - Também aproveitou para mandar recados aos médicos Ricardo Cutait e David Uip, vítimas da Covid-19, e ainda elogiar o trabalho de Rivaldo Venâncio, profissional de Mato Grosso do Sul, que hoje é um dos especialistas mais reconhecidos na área de virologia.

Lirismo - Rivaldo foi lembrado pelo ministro como o responsável por citar canção de Paulinho da Viola usada para definir o momento. "Rumo dos ventos" é sobre alguém que rema com prudência quando há nevoeiro, como Mandetta diz estar agindo diante dos fatos.

Popular - As coletivas de Mandetta, desde o início das medidas contra a pandemia do novo coronavírus, têm tido cada vez mais público nas redes sociais. Ontem, foram mais de 10 mil comentários. O Ministério da Saúde tem mais 2 milhões de seguidores no Facebook. A entrevista de hoje teve mais 1,5 milhões de visualizações.

Planos - Os deputados já estavam se preparando para organizar as visitas ao interior para o período de pré-campanha, no entanto, os planos ficaram para depois, assim como a incerteza se haverá eleição em outubro.

Aglomeração - O presidente do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), o desembargador João Maria Los, também se preocupa com a pré-campanha, eventos que geram aglomerações, como as convenções em julho e agosto. Ele, contudo, espera que até lá a situação tenha melhorado.

Nos siga no Google Notícias