ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Arquitetura

Antes convencionais, copa e cozinha ganham cor e estilo para receber a família

Com tons mais vivos na marcenaria e estilo clássico, em Campo Grande os donos querem dar mais vida à cozinha.

Thailla Torres | 31/01/2019 09:13
Sala de almoço (copa) ganhou super armário laqueado para os almoços leves em família. (Foto: Rafael Lima)
Sala de almoço (copa) ganhou super armário laqueado para os almoços leves em família. (Foto: Rafael Lima)

Por muito tempo, a copa e a cozinha foram ambientes em tons neutros, geralmente azulejados para facilitar a limpeza. Mas cozinhas com características mais clássicas e até cores nada convencionais estão surgindo nos novos projetos. Em Campo Grande, arquitetos mostram que é uma tendência investir nesse tipo de ambiente para deixá-lo mais aconchegante e pronto para refeições descontraídas.

Apesar de poucos pedidos, a arquiteta Larissa Nantes fez recentemente esse tipo de intervenção. "Não é muito comum, mas alguns clientes querem dar um toque ainda mais especial à cozinha ou sala de jantar porque fica muito bonito. E usar uma cor diferente é bacana porque você pode trabalhar com outros fatores neutros e que dão mais personalidade", destaca a arquiteta que projetou a sala de almoço em parceria com a designer de interiores Beatriz Veronezi.

Detalhe da marcenaria em contraste com eletrodomésticos modernos. (Foto: Rafael Lima)
Detalhe da marcenaria em contraste com eletrodomésticos modernos. (Foto: Rafael Lima)

O ambiente acima fica na em uma residência localizada no Parque dos Poderes, com uma área total de 624 m². A arquiteta transformou uma copa até então pouco utilizada em um ambiente leve e suave, a pedido da proprietária. "Trazendo assim tranquilidade para uma refeição diurna", diz.

O projeto foi feito no estilo clássico, com ares de antigamente no desenho dos móveis e puxadores. "A ideia foi trazer o passado como referência para os dias atuais, com riqueza em detalhes nas molduras".

A cor verde clara foi uma escolha de Beatriz para trazer frescor ambiente de 23 m². O armário fica em destaque pelo tamanho com 22 portas e 10 gavetas. A beleza também surge com o uso do laqueado, um tipo de acabamento nos móveis feita com pintura automotiva. Sua principal função é eliminar riscos e qualquer imperfeição da superfície da peça. Mas, escolha exige cuidado, adianta a arquiteta. "É uma tendência, mas não muito indicado em cozinhas pequenas ou próximas ao fogão, por exemplo, justamente por causa da gordura". 

Para um diálogo entre o passado e o presente, há eletrodomésticos modernos, como a geladeira e a adega, em contrate com a mesa de madeira. O preço para esse tipo de móvel? "Está vinculado com o tipo de acabamento e o grau detalhes de cada peça pedida pelo cliente".

Cozinha que também ganhou detalhes clássicos,em contraste com o moderno. (Foto: Janaina Lott)
Cozinha que também ganhou detalhes clássicos,em contraste com o moderno. (Foto: Janaina Lott)

No Centro, um apartamento de 166 m² dispõe de uma cozinha de 13 m² com modernidade e sofisticação, usando a cor cinza em boa parte da marcenaria. Projetado por Ana Thereza Carvalho e Carol Fachini, apesar da cor neutra, os armários ganharam um toque clássico através das portas almofadadas. "O estilo retrô vem contrastando e complementando o ambiente, o qual encontramos no revestimento de lajota branco retrô, puxadores concha e vidros canelados", explica Carol.

Com espaço reduzido neste projeto, Carol e Ana tiveram que planejar para que cada cantinho da cozinha fosse aproveitado sem perder o conforto. "Aproveitamos cada centímetro da cozinha e planejadamente proporcionamos à cliente tudo o que ela precisa: bancada para eletrodomésticos, cristaleira, despenseiro, mesa, armários aéreos, muitas gavetas e gavetões , divisores de Talheres, porta temperos telescópico, embutimento de forno elétrico, microondas, geladeira, fogão cook top, coifa, lava louças e Lixeira. Tudo isso, de forma prática e organizada".

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

(Foto: Janaina Lott)
(Foto: Janaina Lott)
(Foto: Janaina Lott)
(Foto: Janaina Lott)
Nos siga no Google Notícias