ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Arquitetura

Em meio às dificuldades, pesquisa segue para história da 14 de Julho não morrer

Thailla Torres | 28/11/2019 08:24
A ação faz parte do ‘Reviva Campo Grande’ que requalificou a 14 de Julho. (Foto: Paulo Francis)
A ação faz parte do ‘Reviva Campo Grande’ que requalificou a 14 de Julho. (Foto: Paulo Francis)

Em julho deste ano o Lado B mostrou que 42 edifícios históricos da Rua 14 de Julho receberão em suas fachadas placas com QR Code para que as pessoas tenham acesso instantâneo à história completa das construções. Ontem (27), durante reunião com a Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), a pasta exibiu como estão as pesquisas que vão alimentar a plataforma.

Sem todos os patrimônios e suas respectivas histórias em mãos, a pesquisa caminha para que parte da trajetória de Campo Grande “não morra”, diz arquiteto Fernando Batiston que lidera o trabalho.

Segundo ele, apesar das pesquisas bibliográficas, documentos antigos, análises comparativas de fotos e entrevistas com colaboradores, o levantamento histórico dos bens não é tarefa fácil. “A memória de Campo Grande está se perdendo, especialmente a memória testemunhal. As pessoas mais antigas, por exemplo, só se lembram com clareza da década de 60”.

Fernando também cita a ordenação como um fator de dificuldade. “Antigamente, a ordenação desses bens foi feita para atender a prefeitura. Então, hoje, é muito difícil encontrar com rapidez todas as fases daquele patrimônio. Além disso, atualmente, nós só conseguimos tirar a certidão centenária de um imóvel, mais do que isso não há registro. Por isso, a história vai se transformando conforme provas ao longo do tempo. A história nunca acaba”, explica o arquiteto.

Casa Glória está entre os patrimônios que serão catalogados no projeto. (Foto: Arquivo/Marcos Ermínio)
Casa Glória está entre os patrimônios que serão catalogados no projeto. (Foto: Arquivo/Marcos Ermínio)

A ação faz parte do ‘Reviva Campo Grande’ que requalificou a 14 de Julho desde a Avenida Fernando Corrêa da Costa até a Avenida Mato Grosso. E a intenção do projeto é que todo o material pesquisado seja disponibilizado em uma linguagem acessível para todos. “O nosso objetivo é evidenciar a história da Rua 14 de Julho, contribuir para interação da comunidade e aumentar os vínculos da comunidade, uma vez que ao criar identificação, cria-se também o gosto pela preservação”, ressalta o arquiteto.

Dentro das pesquisas, Fernando mostrou algumas curiosidades como o edifício de 1938 que foi um armazém famoso e pertenceu ao avô de Almir Sater, o prédio muito antigo onde nasceu Jânio Quadros, que foi um político e 22º presidente do Brasil, o edifício que só foi construído porque um campo-grandense ganhou o maior prêmio da loteria, e também um dos edifícios mais conhecidos que abrigava um alto-falante no último andar para divulgar todas as lojas da rua comercial.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no Google Notícias