ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Arquitetura

Família não abre mão de casa antiga e faz reforma para compor e se divertir

Em pleno bairro antigo, o clima cosmopolita e tons neutros permitem que a família recarregue as energias com o que mais gosta

Thailla Torres | 17/12/2019 06:35
Em pleno bairro antigo, uma casa ganha reforma e clima confortável. (Foto: Fellipe Lima)
Em pleno bairro antigo, uma casa ganha reforma e clima confortável. (Foto: Fellipe Lima)

Um bairro antigo, ruas largas, canteiro da rua principal coberto de árvores, casas grandes, vizinhos que mantém a relação do mesmo tamanho... é nesse ritmo leve que segue a vida de alguns moradores da Vila Alba. Por trás desses detalhes, se esconde o paraíso de uma família compositora que não abriu mão da casa com mais de quatro décadas e investiu pesado numa reforma que, além de ampliar ambientes, trouxe a sensação de praia dentro da cidade através da decoração e os tons neutros.

A relação afetiva da família com a casa começou há algumas décadas, por isso, ninguém cogitou usar a grana da reforma para comprar uma casa ou apê novo. Desde então contrataram uma arquiteta para transformar a residência aos poucos.

Tons neutros trouxeram sensação de amplitude e contemporaneidade. (Foto: Fellippe Lima)
Tons neutros trouxeram sensação de amplitude e contemporaneidade. (Foto: Fellippe Lima)

A casa que já era grande ganhou uma área ainda maior graças a um terreno que havia ao lado da residência e que também pertencia à família. A reforma e ampliação trouxeram uma área de convivência para qualquer um se divertir e ao mesmo tempo se esquecer do mundo, ou pelo menos, falar dele em tom de música.

“A proprietária da casa tem um marido compositor e os dois não queriam se desfazer da casa. É uma casa bastante antiga, mas com ambientes maiores e com valor afetivo gigantesco porque pertenceu a família deles”, explica a arquiteta Déborah Nazareth, da NZH Arquitetura.

A casa se restringia apenas ao quintal como conforto. Não existia nenhum outro espaço que integrasse e servisse como área para receber amigos. Os três filhos do casal são jovens e também precisavam de um quarto mais moderno, em tons contemporâneos, por isso a reformar partiu do segundo pavimento onde ficam as suítes e seguiu até a ampliação com sala de estar e área gourmet integrados.

O interesse da família por um lugar tranquilo e calmo para o marido compor música se estende à decoração. A proprietária sempre gostou de tons neutros, então foi fácil aprovar o projeto da arquiteta que trouxe uma pega cosmopolita e contemporânea em tons que trazem amplitude, iluminação e uma leve sensação de casa de praia, mas sem precisar da cidade.

Área integrada faz parte da ampliação da casa. (Foto: Fellipe Lima)
Área integrada faz parte da ampliação da casa. (Foto: Fellipe Lima)
Destaque para a bancada multifuncional que também serve para manter a cervejinha gelada. (Foto: Fellipe Lima)
Destaque para a bancada multifuncional que também serve para manter a cervejinha gelada. (Foto: Fellipe Lima)

Os materiais de aspecto natural que reforçam a ideia de tranquilidade foram utilizados no piso com um porcelanato que parece concreto e sobe na parede formando um painel na área onde ficam os vinhos, dentro da sala. Além disso, os tons neutros pela decoração casam a madeira clara.

“São móveis com uma cara de praia, em tons suaves que trazem aquele clima de varanda, de casa brasileira, que garante um ambiente sofisticada, mas ao mesmo tempo natural, sem exageros”, explica a arquiteta.

Na área gourmet, a proposta se faz clara: o local é perfeito para reuniões de família e amigos, combinando uma pequena cozinha com churrasqueira e bar com uma mesa de jantar de design brasileiro contemporâneo. Uma bancada multifuncional serve tanto para copa como para coo-ler, ou seja, enquanto espera o churrasco a cerveja permanece gelada na mesma bancada.

O lavabo também ganhou olhares mais sofisticados da arquiteta e da proprietária, que escolheram uma cuba mais contemporânea em pedra nero marquina, um mármore sofisticado em tons escuros e é bem cobiçado no universo do design de interiores.

“Ficou do jeitinho que a família desejou, um ambiente que acolhesse e ao mesmo tempo servisse para todo mundo se desligar dos problemas na hora que estivesse ali. Sem a necessidade de se desfazer da casa antiga que era tão importante para eles”, destaca a arquiteta.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias