ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Arquitetura

Mercearia de 1982 se mantém pequena, para família que gosta de atender no balcão

“Mercearia Minoru" foi criada pelos pais o atual administrador e hoje é ponto tradicional na Rua 7 de Setembro.

Wendy Tonhati | 13/02/2019 08:23
Mercearia foi aberta em 1982 (Foto: Kisie Ainoã)
Mercearia foi aberta em 1982 (Foto: Kisie Ainoã)

O tempo foi passando as mercearias foram sumindo dos bairros. Quando encontramos um desses lugares, basta cruzar a porta para recordar as memórias e os personagens da infância. Na esquina das ruas 7 de Setembro e Levinda Ferreira, no Jardim dos Estados, em Campo Grande, a Mercearia Minoru é um desses lugares.

O proprietário, Márcio Arakaki, de 51 anos, conta que o estabelecimento foi aberto pelos pais dele, em 1982, há 37 anos. Hoje em dia, um toldo verde, para proteger os clientes que estacionam no local impede a visão, mas, por muito tempo, a fachada exibiu o “Mercearia Minoru”, em letras maiúsculas.

Minoru era Minoru Arakaki, o pai de Márcio. Ele diz que quando a família abriu a mercearia, tinha mais ou menos 13 anos e a região era bem diferente de que é hoje em dia. Agora, além das casas mais antigas, o bairro está cheio de escritórios, lojas e prédios que trouxeram mudanças para o local.

Mercearia era menor no começo.(Foto: Kisie Ainoã)
Mercearia era menor no começo.(Foto: Kisie Ainoã)

“Não queremos que fique grande e estamos segurando do jeito que está. Se ficar muito grande, tem gente que não gosta. Tem gente que vem aqui, porque é pequeno. Se você entra aqui é rapidinho. Se você entra em um mercado grande, até chegar à última prateleira, já deu uma hora. Hoje em dia, está todo mundo corrido. Pouca gente hoje vai no mercado e fica lá uma hora escolhendo isso e aquilo”, explica.

Entre os produtos, além de frutas, verduras e legumes, também há temperos, produtos japoneses, carnes, frutos do mar e alguns itens que só se encontra ali.

Há também coisinhas típicas das mercearias antigas: canetas, lápis, produto para tirar ferrugem de roupas e até linhas de costura. São coisas que em algum momento, um cliente pediu e eles acabaram colocando na estante atrás do balcão.

Márcio diz que a diferença mesmo está no atendimento. Até hoje ele conserva o balcão onde atende os clientes e com rapidez invejável até para caixas de grandes supermercados. Quando vão pagar, já aproveitam para conversar.

Márcio diz que, aos 74 anos, a mãe dele costuma ir diariamente para a mercearia e atende os clientes.

O trabalho une toda a família: Márcio, a mãe os dois filhos e a noiva dele. Atualmente também há cerca de dez funcionários.

Mercearia une a família toda (Foto:Kisie Ainoã)
Mercearia une a família toda (Foto:Kisie Ainoã)

Quando questionado sobre o que faz para manter um comércio aberto por tanto tempo no mesmo lugar e com tantos clientes, entre moradores antigos do bairro e os recém chegados, Márcio sorri tímido e diz que não sabe qual o segredo. “Eu não sei o segredo”, ele pensa mais um pouco e diz que é o atendimento.

“Quem vem não se preocupa muito com o preço. Não sei se é porque eu passo o dia atendendo, mas se eu for em um lugar e for mal atendido, eu fico bravo. Se o cara colocar o preço na metade, eu não volto lá. Muito comerciante não entende isso. Acha que é só colocar o preço ali e atender de qualquer jeito”.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no Google Notícias