ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Arquitetura

Nem temporal fez família desistir de capelinha, que ganhou reforma em 30 m²

Reforma ganhou janelas que emoldura o gigantes e antigo flamboyant da fazenda

Thailla Torres | 19/12/2019 08:45
Capela em fazenda ganhou reforma após temporal. (Foto: Ana Flavia Cassiano)
Capela em fazenda ganhou reforma após temporal. (Foto: Ana Flavia Cassiano)

A estrutura da capela fazia parte da fazenda quando os proprietários atuais a compraram, na região de Campo Grande. Escura e sem nada que falasse um pouco da fé do casal, os dois optaram por uma reforma. Com ajuda das arquitetas Ana Flávia Cassiano e Juliana Comparin, o lugar ganhou cores para momentos cheios de significados à família.

Ninguém sabe dizer quanto tempo existe a estrutura, mas a última reforma se deu em 2015, após um temporal que devastou o telhado e danificou boa parte da capela.

“Após um temporal, o madeiramento do telhado cedeu, por já estar danificado devido a cupins. Além disso, as janelas e portas eram de madeira e estavam também sendo comidas”, explica a arquiteta, Ana.

Portas e pinturas foram restauradas. (Foto: Ana Flavia Cassiano)
Portas e pinturas foram restauradas. (Foto: Ana Flavia Cassiano)
Lugar é cantinho de oração para família. (Foto: Ana Flavia Cassiano)
Lugar é cantinho de oração para família. (Foto: Ana Flavia Cassiano)

Com a necessidade de manutenção, o proprietário decidiu utilizar a estrutura das paredes e transformar o local em um carneador. Trocou então as portas de madeira por portas de ferro e refez a cobertura também com estrutura metálica. Mas a ideia foi abandonada em pouco tempo, por escolha dos donos, devotos de Nossa Senhora Aparecida.

“A própria fazenda leva o nome da santa como homenagem. Apesar da existência da capela antes da chegada dos donos, eles sempre prezaram por ter pelo menos um altar com a imagem da santa em suas propriedades”, explica.

Assim as arquitetas entraram em ação e iniciaram a reforma na estrutura de 30 m². Quando chegaram à estrutura do telhado e as duas portas existentes já haviam sido trocadas pelo dono, mas as janelas ainda estavam deterioradas por serem de madeira e não permitiam a entrada de muita luz.

Flávia e Juliana então trocaram as janelas de madeira por janelas de ferro e vidro, acrescentando mais uma janela e mais uma porta.

Interior mantém simplicidade. (Foto: Ana Flavia Cassiano)
Interior mantém simplicidade. (Foto: Ana Flavia Cassiano)
Janela emoldura flamboyant antigo. (Foto: Ana Flavia Cassiano)
Janela emoldura flamboyant antigo. (Foto: Ana Flavia Cassiano)

As esquadrias novas foram feitas de ferro, para evitar problemas com cupins. Foram utilizados vidros incolores e a nova pintura foi feita toda em branco e azul.

O principal do projeto é que com pouquíssimas alterações foi possível criar um ambiente mais aconchegante que trouxesse tranquilidade e paz para os momentos de oração da família. As janelas envidraçadas permitiram uma conexão com o ambiente natural externo, bem como a entrada de mais iluminação natural.

A nova janela que foi aberta foi posicionada atrás do altar e emoldura a enorme flamboyant que fica aos fundos da capela, já as janelas laterais permitem a contemplação do pôr do Sol.

Além disso, foi criada uma porta no lado oposto ao altar e uma cobertura que cria uma espécie hall de entrada para funcionar como entrada principal.

Tem algum projeto de arquitetura bacana? Manda pra gente no Facebook, Instagram ou email: ladob@news.com.br ou redacao@news.com.br

Nos siga no Google Notícias