ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Arquitetura

No aniversário de 78 anos, Delinha também comemora 7 décadas na mesma casinha

Paula Maciulevicius | 07/09/2014 07:50
Na esquina das ruas Paissandu e Engenheiro Roberto Mange, no bairro Amambaí, a casinha de madeira ao lado da de material sempre foi o lar dela.  (Foto: Marcos Ermínio)
Na esquina das ruas Paissandu e Engenheiro Roberto Mange, no bairro Amambaí, a casinha de madeira ao lado da de material sempre foi o lar dela. (Foto: Marcos Ermínio)

Neste domingo o bolo terá 70 velinhas a mais do que o primeiro aniversário comemorado naquela casa. Filha única, a casinha de madeira onde foi criada ainda existe e tem inclusive a mesma mesinha onde ela começou as primeiras letras do alfabeto. "Essa mesinha papai cortou para eu estudar, depois emendou", conta. Por onde se olha se vê e se ouve a história de Delinha.  

"Minha casa é isso que você está vendo. Aqui que eu fui criada, tem a cozinha, essa sala que é do João Paulo. Ela é toda escorada, quebra de um lado e a gente escora. É casa de pobre", brinca. Na esquina das ruas Paissandu e Engenheiro Roberto Mange, no bairro Amambaí, a casinha de madeira ao lado da de material sempre foi o lar dela, quando criança, ao lado de Délio ou de Jairo.

Os cômodos remetem às casas antigas, sofás com coberturas em crochê, mobiliário de madeira. (Foto: Marcos Ermínio)
Os cômodos remetem às casas antigas, sofás com coberturas em crochê, mobiliário de madeira. (Foto: Marcos Ermínio)

"Se a dona é antiga, imagina a casa?" brinca. A casa só deixou de ser residência fixa quando Délio e Delinha moraram em São Paulo, dos anos de 1958 a 1965. Fora isso, as paredes dali ouviram o "Sol e a Lua" por muitas vezes.

Os cômodos remetem às casas antigas, sofás com coberturas em crochê, mobiliário de madeira. Fotos de família, de show e troféus e lembranças de festivais hoje já se misturam com os remédios que ficam à vista para que a dona se lembre de tomar. A brincadeira ela mesmo faz, está cheio de remédio. "Coisas de velho".

As cores laranja e rosa da casa não são propositais. Aos olhos de qualquer um, elas até não combinariam. Mas é preciso que se abra exceção em cima de Delinha que pelas cores do vestuário sempre deu um show à parte. "A gente compra quando é a mais barata", explica. Ou seja, a combinação não foi por querer.

Delinha diz que deve ter umas 200 saias para escolher. (Foto: Marcos Ermínio)
Delinha diz que deve ter umas 200 saias para escolher. (Foto: Marcos Ermínio)

Os armários antigos de madeira e até um mais novo, destes comprados à pronta entrega, guardam as saias e blusas que sempre chamaram atenção no palco. Rodadas, bordadas, com paetês e frufrus, Delinha diz que deve ter umas 200 para escolher.

Em caixas estão todos os discos da carreira. A única reclamação é de que o som já não roda mais LP. "Esta novinho, mas não toca. Acho que é a agulha", supõe. O filho, João Paulo, só afirma com a cabeça como quem sabe que está entre as prioridades arrumar o aparelho da mãe.

Por 10 anos a casa de material de construção foi bar, uma espécie de mercadinho da Delinha que até esteve arrendado. Dele só ficou o banheiro característico de bar, uma parede aberta na sala coberta com uma cortina.

Dos tempos de antigamente o único entrave da casa é a segurança. "A gente saía e deixava a porta encostada", comenta Delinha. Passado que ficou bem lá atrás depois de quatro assaltos.

Neste domingo o bolo terá 70 velinhas a mais do que o primeiro aniversário comemorado naquela casa.  (Foto: Marcos Ermínio)
Neste domingo o bolo terá 70 velinhas a mais do que o primeiro aniversário comemorado naquela casa. (Foto: Marcos Ermínio)

"Mas eu preciso ver se já não fui com ela", revela. A vaidade ainda impera nela. Os lábios sempre de batom e vermelho. "Para gente preta como eu, não pode usar rosa, nem de batom e nem de esmalte, não fica bem".

O cheiro da casa se mistura ao da fumaça de cigarro e incenso. Por onde se olha um altar à Nossa Senhora é montado. "Eu sou muito religiosa, rezo o terço toda noite".

Delinha está forte, embora os últimos anos a tenham deixado ainda mais magrinha. "Faz dois anos que perdi o Jairo, mas não fiquei assim pela saudade, porque isso a gente vai sentir a vida inteira, mas peguei uma bactéria em hospital. Agora que estou melhorando", conta.

Sobre a casa, ela nunca saiu e nem vai sair. "Daqui? Só para aquele cemitério da saída para Sidrolândia e vão ter que me carregar muito tempo".

Fotos de família e shows já se misturam com os remédios. (Foto: Marcos Ermínio)
Fotos de família e shows já se misturam com os remédios. (Foto: Marcos Ermínio)
Bijuterias e a peruca que Delinha diz usar em shows, devido ao calor intenso. (Foto: Marcos Ermínio)
Bijuterias e a peruca que Delinha diz usar em shows, devido ao calor intenso. (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias