A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 22 de Outubro de 2018

08/10/2018 08:00

Parece complicado, mas Kokedama é arranjo fácil de fazer e presente original

Thailla Torres
Uma opção para decorar e presentear. Uma opção para decorar e presentear.

Suspenso ou em cima de pratinhos, a kokedama é um arranjo japonês que traz todo charme a decoração da casa e abusar delas é uma alternativa para quem busca a sensação de natureza dentro dos lares. Mas a peça também virou opção de presente fofa e por isso uma loja resolveu ensinar como fazer uma kokedama em minutos.

A técnica consiste em fazer uma esfera usando dois tipos de musgo ou palha de coco. Enroladinho com barbante, a kokedama pode ser feita de diversos tamanhos e cores, basta usar a criatividade. Fazer o arranjo também é uma economia, já que pronta ela custa a partir de R$ 50,00.

 

Basta fazer uma bola com musgo em volta da raiz da planta. (Foto: Thailla Torres)Basta fazer uma bola com musgo em volta da raiz da planta. (Foto: Thailla Torres)
Depois deixe por 10 minutos a kokedama na água. Depois deixe por 10 minutos a kokedama na água.

Apaixonada por plantas, Marinalva Souza trabalha, há dois anos, ensinando técnicas para cuidar das flores, especialmente, orquídeas. Mas com o sucesso das kokedamas na arquitetura, ela resolveu ensinar como é prático fazer o próprio arranjo durante 30 minutos de aula na loja Flora Garden, no shopping Bosque dos Ipês.

“As kokedamas são uma boa opção, principalmente, por causa da beleza. Mas são plantas que precisam de umidade, porém não podem ficar sufocadas. Como o nosso clima é muito seco, é preciso fazer a regar a cada três dias, mas fora isso, é fácil fazer e cuidar dentro de casa”, explica.

O primeiro passo é escolher qual planta ficará dentro da esfera feita com musgo ou palha de coco. Marinalva trabalhou no curso com as orquídeas e deixou claro sobre os cuidados com a planta que até parece difícil de ser mantida. “Muita gente mata a orquídea por excesso de água. Você até pode molhar todos os dias, mas ela não gosta de ficar encharcada”.

Com a orquídea pronta, você precisa preparar o musgo fazendo uma caminha na mesa para que a planta seja colocada em cima. “Você tira a orquídea do vasinho e faz uma bola em volta das raízes com o substrato próprio para a orquídea. Basta ir fechando com o musgo até tampar totalmente”.

Suspenso ele traz todo charme para o ambiente. Suspenso ele traz todo charme para o ambiente.
E suporta plantas ornamentais e que sobrevivem com substratos. E suporta plantas ornamentais e que sobrevivem com substratos.

Depois de feita a bola, se passa o barbante ou fio de nylon para quem quiser esconder a amarração. Você pode optar por barbantes coloridos para trazer mais cor ao ambiente. Quando a amarração estiver pronta, basta colocar a kokedama detro de um balde com água e deixar submerso por 10 minutos para absorver o máximo de umidade. Depois é só pendurar o arranjo em qualquer ambiente.

Marinalva sugere espaços abertos e que tenha luminosidade. Mas quem quiser dentro de casa, basta ter o cuidado com a rega. “A única coisa que ela não pode ficar é sufocada, por isso na hora de fazer a boa, não é necessário apertar muito”.

Para fazer um kokedama você gasta em média R$ 8,00 pelo pacotinho do musgo ou palha de coco. O mesmo valor é para o substrato.

Proprietária da loja e também apaixonada por plantas, essa foi a primeira vez Nayara Elisa Lopes quis oferecer o curso. “Foi para mostrar que além de decorar, é uma opção super bacana para presentear alguém querido. Natureza nunca é demais”.

Assista o vídeo e veja como fazer.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.