ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Artes

Antigo albergue ganhou cores e agora é a "nova" Casa de Ensaio

Elverson Cardozo | 28/12/2012 08:00
Fachada do antigo albergue ganhou cores para dar espaço à nova sede da Casa de Ensaio. (Foto: Luciano Muta)
Fachada do antigo albergue ganhou cores para dar espaço à nova sede da Casa de Ensaio. (Foto: Luciano Muta)

Desativado há anos, o antigo albergue de Campo Grande, que estava jogado às traças e prejudicando a paisagem da principal avenida da cidade, ganhou cores, novas formas e uma função diferente. Agora, é a sede da Casa de Ensaio, uma entidade filantrópica que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

As paredes claras, opacas, mal cuidadas, deram lugar a uma fachada amarela, que se destaca em meio às faixas azuis, vermelhas, verdades, laranjadas e roxas. São parte da decoração das janelas, quatro no total, instaladas ao redor de um “cilindro”.

Localizado na rua Visconde de Taunay, esquina com a Afonso Pena, no bairro Amambaí, o local, além da Casa, vai abrigar um centro de capacitação de informática, aberto à comunidade e aos alunos da organização.

Foram 6 meses de trabalho para a inauguração, realizada na manhã desta sexta-feira (28). A abertura contou com duas apresentações feitas por alunos. A primeira foi o “Mestre tereré na Bahia - Axé Brasil”, que retrata a história de um contator de causos que chega à Bahia e se deparada com uma homenagem feita ao centenário de Luiz Gonzaga, a segunda parte do carpet show.

A previsão é que os 100 alunos atendidos só conheçam o novo prédio em fevereiro, após o recesso coletivo. Por enquanto, nada foi transportado à nova sede. A mudança deve ocorrer em janeiro.

Ex-aluno da entidade, Eduardo Ribeiro agora é assessor de comunicação e brincante da casa. (Foto: Luciano Muta)
Ex-aluno da entidade, Eduardo Ribeiro agora é assessor de comunicação e brincante da casa. (Foto: Luciano Muta)

Conquista - Ex-aluno, assessor de comunicação e brincante da casa, Eduardo Ribeiro, de 22 anos, não esconde o orgulho que sente com a finalização do projeto que acompanhou de perto, passo a passo.

“A casa tem 16 anos de história. Começou no fundo de uma escola de balé. Nesse tempo foi uma busca intensa para termos um espaço que fosse nosso”, relembrou.

O novo local, avaliou, foi pensado para as atividades que a entidade desenvolve, diferente do antigo espaço, onde grande parte das aulas e oficinas tinha de ser adaptadas.

“Agora ficou a cara da Casa de Ensaio. Vai dar mais força para gente”, disse, ao citar que a estrutura comporta aproximadamente 10 salas, entre camarim, salas de teatro, arte, biblioteca, cinema e a toda a parte administrativa.

Aluna e a fundadora da casa, Lais Dória, durante ensaio para inauguração do novo espaço. (Foto: Luciano Muta)
Aluna e a fundadora da casa, Lais Dória, durante ensaio para inauguração do novo espaço. (Foto: Luciano Muta)

Para a fundadora, Lais Dória, o novo prédio representa uma conquista coletiva, um sonho de todos aqueles que acreditam no trabalho desenvolvido. “É muita emoção. São 16 anos que a gente vem lutando. Não é uma coisa que começou ontem. A gente tem resultados de arte transformação total”, ressaltou.

E é verdade. Aluna do 1º ano do ensino médio, Giulia Schröder, de 14 anos, diz, sem medo de errar, que teve a vida transformada desde que entrou para o projeto, há 3 anos.

“Acho que, sem a Casa de Ensaio, eu seria uma pessoa muita superficial, sem personalidade. Aqui a gente abre a mente”, explicou, em uma análise rápida. Aprender a “ser que é” foi uma das grandes conquistas, salientou. “Se eu for igual a todos, que diferença eu vou fazer no mundo”, questionou, filosofando.

A amiga, Lorrayne Ferreira, de 15 anos, pensa da mesma forma. Afirmou que se não estivesse na casa, seria, talvez, mais uma adolescente com a mente desocupada. “Aqui fazem você pensar”, disse.

A nova sede terá uma biblioteca voltada para o público infanto-juvenil. A idéia é abrir as portas para toda a comunidade e transformar o espaço em um centro cultural.

“Mas eu não quero uma biblioteca formal. Quero uma biblioteca deliciosa”, destacou a fundadora, Lais Doria, visivelmente emocionada.

Para Lais Dória, novo prédio representa uma sonho coletivo. Uma conquista de todos aqueles que acreditam no projeto. (Foto: Luciano Muta)
Para Lais Dória, novo prédio representa uma sonho coletivo. Uma conquista de todos aqueles que acreditam no projeto. (Foto: Luciano Muta)

Reforma - Custeada por duas construturas, o valor da reforma chegou a R$ 600 mil. A assinatura de autorização para o início das obras ocorreu no em junho deste ano.

A estrutura externa do prédio foi preservada porque é parte da memória da população. Ao todo, uma área de 400 m² foi recuperada.

Histórico – Fundada há 16 anos, a Casa de Ensaio trabalha com crianças e adolescentes de regiões periféricas de Campo Grande e que estejam em situação de vulnerabilidade social.

A missão e o objetivo é formar cidadãos conscientes, utilizando a arte como instrumento de transformação. No local são oferecidas atividades em áreas diversificadas, que vai do teatro às artes plásticas, passando pela dança, literatura, cinema, voz e oficinas de percussão.

A entidade, que faz parte da rede latino americana de arte e transformação social, já participou de eventos internacionais no Peru, Colômbia, Guatemala, Chile, Alemanha e Bulgária. É ponto de cultura e leitura.

Giulia Schröder, de 14 anos, diz, sem medo de errar, que teve a vida transformada desde que virou aluna da Casa de Ensaio. (Foto: Luciano Muta)
Giulia Schröder, de 14 anos, diz, sem medo de errar, que teve a vida transformada desde que virou aluna da Casa de Ensaio. (Foto: Luciano Muta)

A organização sobrevive de patrocínios e doações daqueles que se identificam com a causa. Desde a sua inauguração até agora, cerca de 3 mil jovens foram atendidos no local. Noventa por cento da equipe é formada por ex-alunos.

Albergue – Projetado pelo engenheiro Gabriel do Carmo Jabour, o prédio do antigo albergue foi construído em 1958. Por mais de 50 anos foi utilizado. O local ficou abandonado por mais de 1 ano.

A Prefeitura iniciou a retomada de posse do imóvel em 2010, após um longo processo judicial. Desde essa época, estudava uma alternativa para a edificação.

A possibilidade de que a casa era uma obra de Oscar Niemyer chegou a ser cogitada, mas técnicos do Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) garantiram que não.

Inscrições abertas – A Casa de Ensaio está com inscrições abertas para candidatos interessados em uma bolsa de estudo no curso “Brincaduras e Teatrices”, em 2013. O período de inscrições é o mesmo das rematrículas. Vai do dia 2 ao dia 28 de janeiro.

As vagas são destinadas a crianças e adolescentes com idades entre 8 e 12 anos, que sejam estudantes de escola pública ou bolsista de colégio particular. O candidato não pode estar em nenhum projeto e precisa ter disponibilidade para ensaiar aos finais de semana, em período de montagem dos espetáculos. Famílias que possuem menor renda são priorizadas no processo.

As inscrições devem ser feitas no site http://www.casadeensaio.org.br/pre-selecao/.

Nos siga no Google Notícias