ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Artes

Após sentir desigualdade na pele, jovem lança marca para unir negros e brancos

Tauan Kaique trocou de família várias vezes na infância e foi na rua que teve a ideia de “vestir” a igualdade nas pessoas

Danielle Valentim | 28/03/2019 08:17
Marca quer unir brancos e negros com estampas inspiradas em personagens e fatos históricos.
Marca quer unir brancos e negros com estampas inspiradas em personagens e fatos históricos.

Aos 24 anos, Tauan Kaique é mais um jovem negro que desafia estatísticas. Sobrevivendo às dificuldades e ao racismo desde a infância, o mais novo empreendedor de Campo Grande precisou sentir o frio das ruas para decidir “vestir” igualdade nas pessoas. Criador da marca Made In Africa, Tauan quer unir brancos e negros com estampas inspiradas em personagens e fatos históricos.

Atualmente, ele mora na casa de um amigo, mas teve uma experiência rápida na rua, mesmo assim transformadora, diz. O jovem cresceu longe da mãe e, por essa razão, nunca teve um lar fixo. Ao longo dos seus 23 anos passou pela casa de muitos familiares e por alguns momentos se viu “destinado” a ser mais um jovem periférico a entrar no crime ou nas drogas.

A reviravolta na vida de Tauan aconteceu ao fim de 2017, quando a perda de um primo o fez deixar a casa da tia, no Bairro Guanandi, e escolher a rua. “Considero essa minha tia como mãe, mas a morte do meu primo foi um baque para toda a família e eu não queria ser mais um peso. Era fevereiro de 2018 quando fui parar na rua. Passei três noites a céu aberto até encontrar um amigo que me ofereceu um teto”, lembrou.

Tauan é o criador da marca. (Foto: Arquivo Pessoal)
Tauan é o criador da marca. (Foto: Arquivo Pessoal)

Depois de conseguir um teto no Bairro Monte Castelo, precisou de algo que rendesse algum dinheiro e durante “bicos” descobriu a fonte. A decisão foi unir negros e brancos num país historicamente dividido pelas diferenças,.

“Foi nos free lancers que fui sentindo o racismo mais forte. Em todo serviço você encontra uma dificuldade, mas quando você é negro, as pessoas te olham de cima a baixo", lembra.

Ponta pé - Com ajuda de outro primo, do amigo que o hospedou e dinheiro dos “bicos”, Tauan comprou meias e fones para revender. “Com o dinheiro das vendas, aos poucos fui realizando um sonho. Primeiro a criação da logo. Em seguida, as pessoas surgindo para ajudar. O incrível foi que as pessoas compravam, mesmo sem intenção de usar, e ainda davam valores a mais”, contou.

No final de 2018, Tauan havia conseguido juntar o suficiente para terminar estampas e cortes de camisetas. “Como não saio e não gasto à toa juntei uma grana. Como já tinha montado a logo, usei o dinheiro para terminar a criação das estampas e pesquisar mais cortes de camisetas”, lembrou.

Meias e fones vendidos para arrecadar dinheiro. (Foto: Arquivo Pessoal)
Meias e fones vendidos para arrecadar dinheiro. (Foto: Arquivo Pessoal)

O dinheiro acabou – Como citado anteriormente, Tauan se considera um jovem abençoado e manteve a fé, mesmo quando não havia recursos para continuar. “Simplesmente comecei a vender a camiseta sem ter o produto. As pessoas começaram a comprar com um prazo para entrega. Com isso fui vendendo e mandado fazer as camisetas e as caixinhas”, disse.

O empreendedor admite que ainda seja difícil, mas ressalta o foco de expandir a união entre as raças. “Não existe ninguém melhor que ninguém. Meu sonho é conseguir expandir não só a marca, mas a ideia do Made In Africa: igualdade entre raças”, finalizou.

Para comprar as peças você pode ligar diretamente para Tauan no telefone (067) 9234-4372. Ou confirar as peças na página no Facebook e no Instagram. 

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

O poder feminino na sigla Girl Pwr. (Foto: Divulgação)
O poder feminino na sigla Girl Pwr. (Foto: Divulgação)
Estampas com a frase I Have a Dream. (Foto: Divulgação)
Estampas com a frase I Have a Dream. (Foto: Divulgação)
A imagem, por exemplo, tem como inspiração os jogos olímpicos de 1936 em plena Alemanha nazista.
A imagem, por exemplo, tem como inspiração os jogos olímpicos de 1936 em plena Alemanha nazista.
Nos siga no Google Notícias