ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Artes

Até novo endereço é cogitado para estátua de Manoel de Barros

Prefeitura e Governo firmaram acordo para viabilizar restauração da obra; autor deve vir à Campo Grande

Adriano Fernandes e Lucas Mamédio | 27/04/2021 22:52
Estátua do poeta Manoel de Barros sem o pé esquerdo arrancado (Foto: Kísie Ainoã)
Estátua do poeta Manoel de Barros sem o pé esquerdo arrancado (Foto: Kísie Ainoã)

Representantes da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) e FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) se reuniram nesta terça-feira (27) para discutir o futuro da estátua do poeta Manoel de Barros, que teve um dos pés arrancados na “calada” da noite há uma semana, em Campo Grande.

A expectativa é de que o artista plástico Ique Woitschach, autor da obra, venha até Campo Grande assim que possível para avaliar o estrago e planejar a restauração da peça. Após concluído o trabalho o local onde fica a estátua deve receber iluminação mais eficiente e até câmeras de segurança. A prefeitura da Capital e o governo do Estado também não descartam a possibilidade de mudar o atrativo de lugar para evitar a ação de vândalos.

“Entramos em contato com o Ique para ver quando ele pode vir a Campo Grande dar um parecer de quando poderia executar e quanto custaria a restauração da obra”, comenta o presidente da fundação, Gustavo de Arruda Castelo.

Apesar de a estátua ter sido financiada e ser de responsabilidade do governo, durante o encontro desta terça-feira (27) ficou acordado que a prefeitura também vai viabilizar o translado, diárias e todos os detalhes da estadia do artista plástico na Capital. “A prefeitura vai dar todo o apoio necessário para a restauração”, comenta o titular da Sectur, Max Freitas.

Contudo, ainda não há uma data definida para o início da restauração. “Estou ajustando minha agenda pra ir fazer essa vistoria técnica o quanto antes”, disse o próprio Ique Woitschach ao Campo Grande News.

A obra – O monumento de bronze em homenagem ao poeta amanheceu sem um dos pés na manhã de segunda-feira (19). A obra retrata Manoel de Barros ficou sentado no cantinho de sofá à sombra de uma árvore secular na Afonso Pena, no trecho de esquina entre as ruas Rui Barbosa e Pedro Celestino.

Pesando aproximadamente 400 quilos, a escultura em bronze foi montada em dezembro de 2017 como forma dos campo-grandenses homenagearem os 101 anos de nascimento do poeta. Antes mesmo de ser instalada, recebeu sua primeira revitalização devido ao transporte inadequado da obra à época.

Curta o LADO B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail ladob@news.com.br ou via Direto das Ruas, o WhatsApp do Campo Grande News | (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias