ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Artes

Cacá Carvalho, o eterno "Jamanta" da novela, apresenta peça sobre imagem social

Elverson Cardozo | 22/02/2014 07:22
Montagem evidencia o homem que está à procura de sua própria identidade. (Foto: Divulgação)
Montagem evidencia o homem que está à procura de sua própria identidade. (Foto: Divulgação)

O ator Cacá Carvalho, o Jamanta da novela Torre de Babel, estará em Campo Grande, neste sábado (22) e domingo (23), para apresentação do espetáculo “umnenhumcemmil”. A peça, nos dois dias, será encenada às 20h, no Centro Cultural José Octávio Guizzo.

O trabalho é baseado no romance, de mesmo nome, escrito pelo dramaturgo italiano Luigi Pirandello. A adaptação foi traduzida pelo próprio Cacá que, há 20 anos, vive um processo de tradução de obras do autor.

A montagem evidencia o homem “que está à procura de sua real identidade, diferente da que encara diante dos outros, de si mesmo frente ao espelho e ainda de como o vem as outras pessoas”, diz o texto de divulgação.

Sinopse - Trata-se da estória de Vitângelo Moscarda, apelidado de Gengé. Um dia, diante do espelho, ele ouve de sua esposa um divertido comentário sobre seu nariz que “cai” para direita.

Sem nunca ter notado esse fato, o homem começa a questionar-se dos porquês que ele nunca se enxergou como todos o enxergavam. Ele decide, então, se entender, fazendo um autoexperimento que consiste na destruição da própria imagem social.

O projeto da certo e, de homem rico e bem-sucedido, Vitângelo converte-se em um simples ajudante de limpeza em uma casa de repouso, construída sob seu patrimônio, onde se interna. Gengé deixa de ser um e a passa a ser nenhum. O experimento de Moscarda ora se dá de cômica, patética ou poética.

No experimento de destruição da própria imagem, Vitângelo Moscarda, ou Gengé, passa de homem rico e bem-sucedido, a um simples ajudante de limpeza. (Foto: Divulgação)
No experimento de destruição da própria imagem, Vitângelo Moscarda, ou Gengé, passa de homem rico e bem-sucedido, a um simples ajudante de limpeza. (Foto: Divulgação)

Composição - O diretor do espetáculo, Roberto Bacci, criou alguns lugares de plateia no palco. Ele transforma, assim, telespectadores em observadores ainda mais próximos da estória, como se eles fossem uma espécie de testemunha da cena. Não há, no entanto, qualquer interação direta com o ator.

“Umnenhumcemmil” é mais um projeto entre a Casa Laboratório para as Artes do Teatro, em São Paulo, e a Fondazione Pontedera Teatro, na Itália.

O primeiro espetáculo entre eles, sobre Luigi Pirandello, foi “O Homem com a Flor na Boca”, encenado por Cacá em 1993. Em 2003 veio “A Poltrona Escura”, composto a partir da leitura de três diferentes novelas.

A peça, que será encenada neste final de semana, tem o patrocínio do Ministério da Cultura, da Petrobrás e com o apoio da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul).

Bate-papo com artistas e gestores - Em Campo Grande, além da peça, Cacá Carvalho vai conversar com artistas e gestores culturais. A atividade, gratuita, acontece no dia 22 de fevereiro, das 17h às 19h, na sala Rubens Correa do Centro Cultural José Octávio Guizzo.

O bate-papo não se restringe apenas às questões referentes ao espetáculo, mas ao “fazer cultural”, da criação artística às políticas culturais.

Serviço - O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na Rua 26 de Agosto, 453, entre a Calógeras e a 14 de Julho, no Centro. Ingressos para a peça “Umnenhumcemmil” custam R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia) e serão vendidos nos dias das apresentações, na bilheteria do teatro, a partir das 14h.

Não será permitida a entrada após o início do espetáculo, que tem classificação de 16 anos e duração de 80 minutos.

(Com assessoria)

Nos siga no Google Notícias