Cantora Preta Gil morre aos 50 anos nos Estados Unidos
A cantora e apresentadora Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos, após complicações causadas pelo câncer. A informação foi confirmada pela equipe da artista ao UOL. Ela estava nos Estados Unidos em tratamento.
Preta iniciou o tratamento contra o câncer em janeiro de 2023, quando tornou público o diagnóstico. Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa, Preta Maria Gadelha Gil Moreira nasceu no Rio de Janeiro em 8 de agosto de 1974.
Ao longo da carreira, lançou álbuns, apresentou programas, produziu shows e fundou sua própria empresa. Teve um único filho, o músico Francisco Gil, conhecido como Fran, integrante do grupo Gilsons.
Preta sempre foi voz ativa contra preconceitos. Mulher preta, bissexual e fora dos padrões estéticos, ela usava sua visibilidade para combater racismo, gordofobia e homofobia. Além disso, como empresária, apresentadora e um dos nomes mais populares da música e do mercado fonográfico brasileiro das últimas três décadas, Preta Gil transitou por gêneros como o axé, samba e pop.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.