Cerrado Abierto abre inscrições para oficinas gratuitas de dança

A 5ª edição do Cerrado Abierto – Mostra de Danças Contemporâneas está com inscrições abertas para quatro oficinas gratuitas, que acontecem entre os dias 13 e 16 de novembro, em Campo Grande. As atividades serão conduzidas por artistas do Brasil, Uruguai e Argentina, e são abertas a todos os corpos e níveis de experiência.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O evento é realizado pela Arado Cultural, com apoio do programa Iberescena, da Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal. Além das oficinas, a mostra também vai ter espetáculos nacionais e internacionais, exposição, roda de conversa e mostra de videodanças.
Segundo a curadora Renata Leoni, a proposta desta edição é discutir corpo, gênero e sexualidade por meio da arte. “Abrir é verbo e manifesto. Celebramos a potência queer, aquilo que rompe o visível e questiona as certezas sobre o que um corpo pode ser”, explica.
Oficinas inéditas e gratuitas
A programação começa no dia 13 (quinta-feira), com a oficina “Vivência Ballroom – Empoderamento, Corpo e História”, ministrada pelo coletivo Hands UP MS, na sala Conceição Ferreira do Centro Cultural José Octávio Guizzo. O grupo, referência nacional na cena Ballroom, propõe uma imersão na história e na dança Voguing, com foco em corpo, identidade e liberdade.
No dia 14 (sexta-feira), é a vez da artista uruguaia Eugenia Chirimini apresentar “SOUL TRAINING: Laboratório humanizar as máquinas e tecnologizar os corpos”, também no Centro Cultural José Octávio Guizzo. A oficina une dança contemporânea e tecnologia, explorando sons eletrônicos e movimento em uma experiência sensorial e criativa.
No dia 15 (sábado), o brasileiro Trailblazer Félix Pimenta, referência nacional no movimento Ballroom, ministra a oficina “Vogue Old Day”, no Studio 2 (Rua Brasil, 17). A proposta é prática e teórica, com introdução ao voguing, técnicas de performance e história da cena.
Encerrando a programação, no dia 16 (domingo), o argentino Iván Haidar realiza a oficina “Imagine um buraco e caia”, na sala Conceição Ferreira. A proposta é treinar a imaginação e transformar ideias em gestos, explorando composições em tempo real.
Como participar
Todas as oficinas são gratuitas, e as inscrições devem ser feitas pelo site www.cerradoabierto.com.br, na aba “Oficinas”.
O Cerrado Abierto acontece de 13 a 16 de novembro, em diferentes espaços culturais da cidade. Mais informações pelo telefone (67) 98115-6071 ou pelo Instagram @aradocultural.

